Você com certeza já entrou em algum estabelecimento, como um restaurante do McDonald´s, por exemplo, e percebeu que eles possuem uma rádio corporativa interna, ou seja: uma rádio que é da própria empresa e que veicula programação musical e outros conteúdos selecionados e direcionados ao público que frequenta o local.
Confira também no blog da Fine Sound: Sonorização de comércio: vantagens para clientes e colaboradores
Muitas empresas já perceberam que investir em uma rádio indoor pode ser uma boa ideia para deixar o ambiente mais agradável; mas, para além disso, esse tipo de rádio pode ajudar com algumas estratégias de marketing.
Quer entender melhor isso e confirmar por que vale a pena ter uma rádio corporativa interna no seu estabelecimento? Então continue lendo este post e conheça pelo menos 3 razões. Listamos cada uma delas a seguir.
1. Possibilita uma propaganda direcionada
Muitos estabelecimentos optam por usar o conteúdo de uma rádio comum como som ambiente. Essa até pode ser uma opção fácil e rápida: basta sintonizar em uma estação de rádio e pronto.
Porém, a desvantagem de adotar essa estratégia é que seu local fica sujeito às propagandas veiculadas na emissora de rádio. Agora imagine que, dentre esses anúncios, há algum que divulgue justamente um concorrente do seu negócio?
Se a rádio sintonizada no seu local é uma rádio corporativa, isso não vai acontecer! Como toda a programação da rádio corporativa será baseada no que a sua empresa quer que seja veiculado, as propagandas principais serão sobre a própria empresa.
Na rádio indoor você pode programar conteúdos como: anúncios de oferta sazonais (Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados etc.), eventos patrocinados pela empresa, concursos para os clientes etc.
2. Ajuda a construir o perfil da marca
O uso da rádio corporativa interna pode ajudar também com a construção e consolidação do perfil da sua marca, algo que no marketing é conhecido como branding.
Para além de um nome e logotipo, há outras características que fazem com que uma empresa fique marcada na cabeça dos seus clientes, algumas delas são:
- um layout padronizado em todas as filiais da empresa (seja loja, banco, restaurante etc);
- uma paleta de cores definida pela marca;
- ações sociais e causas que a empresa defende;
- conteúdos que a empresa veicula, seja ele escrito, visual ou audiovisual (o que inclui o conteúdo musical).
Se o som ambiente do seu estabelecimento segue sempre uma mesma tendência de estilos musicais, por exemplo, as pessoas passam a perceber que isso faz parte do perfil da marca.
É por isso que os estilos das canções, e até mesmo os conteúdos informativos veiculados na rádio, precisam ser escolhidos pensando se vão agradar e atrair exatamente o público que você quer que frequente o local.
Engaja os clientes
Por fim, a terceira vantagem (entre muitas) que podemos citar relacionada à rádio indoor é o fato de que a sonorização ambiente gera engajamento dos clientes.
Isso significa que as pessoas estarão mais propensas a passar mais tempo na sua loja, restaurante etc. caso o local seja agradável. A música é um dos elementos que contribuem para que as pessoas sintam-se confortáveis em um determinado local, desde que o conteúdo seja bem selecionado, o som tenha qualidade e esteja em um bom volume.
Mas não se esqueça que, além da música, o local precisa ser bem iluminado, espaçoso, com móveis confortáveis, cores adequadas etc.
Convencido de que vale a pena adotar uma rádio corporativa interna no seu estabelecimento?
Saiba que, para que a rádio indoor tenha realmente êxito, é preciso uma estrutura bem planejada de sonorização. É justamente isso que a Fine Sound tem a oferecer! Entre em contato conosco caso precise planejar, instalar ou fazer a manutenção de um sistema de sonorização!
Confira também no blog da Fine Sound: Como a acústica arquitetônica ajuda com a sonorização de ambientes?
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.