A acústica arquitetônica vem ganhando cada vez mais reconhecimento nos projetos de engenharia e arquitetura.
Confira também no blog da Fine Sound: O que um engenheiro de som faz?
Se antes ela costumava estar presente principalmente na hora de pensar em construções nas quais uma escuta sensível é necessária (como museus, teatros, salas de espetáculos etc), atualmente, mesmo projetos de outros tipos têm considerado a acústica desde o princípio, o que reflete positivamente em uma futura sonorização do ambiente.
Quer entender melhor que é a acústica arquitetônica e como ela ajuda com a sonorização de ambientes? Então fique conosco e acompanhe este texto!
O que é a acústica arquitetônica
Para explicar o conceito de modo didático, vamos simplificá-lo: a acústica arquitetônica representa o comportamento do som dentro de determinado ambiente. O objetivo de quem a estuda é, basicamente, adequar o local para o tipo de atividade sonora que ocorrerá ali.
Como o som é um elemento físico, conhecer seu comportamento é fundamental para conseguir construir um projeto no qual o som não se tornará um problema (não será muito alto, gerando poluição sonora, por exemplo), e sim uma solução (que gera conforto acústico) quando for usado no local.
Benefícios da acústica arquitetônica na sonorização
Na hora de sonorizar um local, contar com um projeto arquitetônico que contemple a parte acústica trará diversos benefícios e facilitará a implementação do sistema de sonorização.
O primeiro benefício é a possibilidade de determinar qual tipo de material pode ser usado na construção do ambiente de modo a garantir uma boa qualidade sonora no local. Revestimentos mal escolhidos, por exemplo, podem gerar problemas como ecos ou podem não ser capazes de reter ruídos e barulhos externos.
Porém, se já existe um projeto acústico para o local, será mais fácil identificar formas de isolar o ambiente acusticamente para que a futura sonorização funcione com mais qualidade.
Outro benefício do projeto acústico prévio é conseguir calcular a quantidade e potência ideal dos equipamentos que devem ser usados na hora de pensar o projeto de sonorização.
Por fim, o projeto acústico costuma prever a geometria e volumetria do ambiente, conceitos que poderão ser aproveitados pelos técnicos responsáveis em projetar e instalar o sistema de sonorização no local.
Se você ainda está em fase de projetar seu ambiente, seja ele uma loja ou um escritório, lembre-se de garantir que o projeto arquitetônico contemple um bom estudo da acústica do local. E na hora que precisar sonorizá-lo, fale com experts no assunto: entre em contato com a Fine Sound! Atendemos em todo o Brasil.
Confira também no blog da Fine Sound: Saiba o básico antes de contratar sistema de sonorização profissional