MILESTONES
O objetivo deste texto é documentar os principais fatos e acontecimentos da Fine Sound desde a sua fundação. Assim, quem leu algum fato de 2014 no ano de 2015 pôde achar desnecessário alguns comentários, porém, quem fizer a leitura em 2020, sobre fatos e contexto de 2010 ou de 2004, poderá se situar no tempo e entender a história da nossa empresa, que pretende se perpetuar e ser referência de mercado de sonorização e vídeo ambiente empresarial no Brasil.
Destaques Fine Sound 2019
O ano de 2019, foi assustadoramente uma gangorra nos níveis de venda. Sabemos dos grandes avanços, recuos, desgastes, incertezas políticas, econômicas e sociais que o Brasil teve neste ano de 2019 e dentro deste cenário, coube a nós, pequenas e médias empresas sobreviver da melhor forma, trabalhar duro para manter todos os colaboradores na empresa, sem demissões e sem redução do nosso ritmo de trabalho.
Iniciamos o ano com faturamento abaixo do planejado, uma vez que nossos clientes, de maneira geral, seguraram investimentos em reformas e expansão, provavelmente, devido a grande incerteza com o novo governo do Presidente Bolsonaro. Como percebemos, a primeira reação foi encolher investimentos de toda a ordem e isso nos levou aos faturamentos reduzidos no primeiro semestre e ainda, uma longa lista de atraso em pagamentos, que nos gerou um déficit em nosso fluxo de caixa. Novamente capitalizamos a empresa com investimentos dos sócios e ajustamos um pouco mais a produtividade da estrutura, que é um trabalho constante para que possamos continuamente crescer no faturamento, sempre alinhados com a rentabilidade, que deve ser o foco de nossas ações e decisões.
Investimos também na área técnica, contratando engenheiros especializados em nosso mercado, visando desenvolver novos produtos e aperfeiçoar o nosso portfólio de produtos e ainda, iniciar o longo caminho de nos tornar um exportador, decisão tomada no final deste ano, e que vamos implementar a partir de 2020, uma vez que já temos um gerente de exportação, com contatos em mercados da América do Sul e outro gerente na Espanha, visando o longo trabalho na Europa.
Mesmo com várias incertezas políticas e econômicas, no segundo semestre, iniciamos uma boa recuperação, porém, não suficiente para ultrapassar as vendas de 2018, que foi um ano realmente espetacular. Nosso faturamento ficou negativo em 3,94%, comparando com o ano anterior. Mesmo assim, nos últimos 16 anos a média anual de crescimento ficou em 16,69% e nos últimos 5 anos, 12,89%. Crescemos em produtividade e alcançamos 2914 obras entregues em todo o Brasil, ainda tendo como exceção o Acre, que é o único estado Brasileiro que não temos qualquer obra. Em 2019 tivemos o recorde de obras, com 552 novas obras implantadas, em um perfil de menor de ‘área sonorizada” e maior quantidade de obras entregues, com a média diária de entregas de 1,53 obra por dia, (bem superior aos 1,17 de 2018) em qualquer local do Brasil, considerando 365 dias do ano.
Para alcançar estes resultados, desenvolvemos ferramentas no ERP; mais análises e estatísticas; melhores projetos executivos; investimento em máquinas para a fabricação dos equipamentos; treinamento da equipe; critérios de logística aperfeiçoados; ajustes e redefinição de nossos padrões de qualidade e principalmente, melhor fluxo de trabalho interno e externo, desenvolvendo com nossos clientes novos e antigos a formatação de procedimentos que nos levem a excelência de fabricação e implantação de nossas soluções.
Visando produtividade, transparência e eficiência, já finalizamos a estrutura de nossa entrega de obras monitorada e geolocalizada, que vai permitir aos nossos clientes, acompanharem em tempo real, todo o trabalho de deslocamento de equipe e de todos os detalhes para a entrega de obra, permitindo a interação entre o cliente e local da obra via. Estamos iniciando as primeiras obras monitoradas, a partir de janeiro de 2020.
Apesar deste pequeno recuo no ritmo de nosso crescimento de faturamento, acreditamos que o nosso investimento em recursos humanos, ferramentas digitais, melhoria do portfólio, treinamento de equipe e estruturação da empresa, estamos no correto caminho para em 2020, ultrapassar o nosso faturamento de 2019, mantendo e aumentando a nossa carteira de clientes no Brasil e exterior.
Destaques Fine Sound 2018
Todos os anos de trabalho têm a sua marca, têm os seus obstáculos e conquistas e, portanto, dizer que o ano de 2018 foi desafiador seria injusto com todos os esforços realizados desde 1998, quando eu, particularmente, iniciei neste mercado de sonorização e vídeo ambiente para empresas.
Mas, que este ano foi incrível, isso foi! No meu modo de entender, consolidamo-nos e nos estruturamos de uma forma que nos preparou para crescer muito nos próximos anos, de modo organizado e com um bom time de profissionais que estão em um processo constante e crescente de aprendizado e de evolução profissional.
Em 2018, conseguimos atingir a marca de 2362 obras no Brasil, e percebemos que muitas empresas precisaram de manutenção preventiva e corretiva nos nossos sistemas. Por isso mesmo já definimos uma Política de Pós-Vendas para atender aos nossos clientes da melhor forma possível, garantindo um padrão de atendimento nacional, com procedimentos transparentes e justos.
Tivemos a coragem e o desafio de implantar 426 Sistemas de Sonorização e/ou Vídeo Ambiente que cobriram todo o Brasil, com exceção ao Acre, onde ainda não fizemos algum trabalho. Se considerarmos o ano com feriados e finais de semana (ou seja, todos os 365 dias), temos a média diária de entregar 1,17 lojas por dia em qualquer local do Brasil.
É importante entender que uma obra exige muito mais que o trabalho no local, pois, além da execução da obra propriamente dita, há o tempo de deslocamento da equipe, sem contar todo o tempo e os profissionais envolvidos na fabricação dos equipamentos, do transporte, do projeto de execução, do planejamento de roteiros, de compra de passagens aéreas e transportes terrestres… Ou seja: é uma logística que tem que trabalhar em sintonia com as necessidades e velocidades das obras de nossos clientes.
Não posso deixar de destacar que das 2632 obras, 426 são novas e retrofit; na realidade, além das obras, fizemos 611 atendimentos técnicos a clientes e não clientes, visando resolver problemas de pequena, média e grande monta em vários locais no Brasil. Com isso, chegamos a 1037 trabalhos realizados no ano de 2018, o que significa que batemos todos os níveis que tínhamos até o momento. Todas essas tarefas nos exigiram que nos redescobríssemos e nos reinventássemos, visando atender aos nossos clientes com excelência.
Com o trabalho forte de nossa equipe, conquistamos mais clientes, consolidamos as antigas parcerias e, ainda em 2018, desenvolvemos métodos de trabalho e de fabricação via ERP que nos permitiram aumentar o nosso faturamento em 19,97% em relação ao ano anterior. Outra vez, 2018 foi um ano no qual superamos todos os outros faturamentos, mantendo-nos na média de crescimento de 18,53% nos últimos 5 anos e 18,07% nos últimos 15 anos, Portanto, em 2018, crescemos mais que as médias históricas e sem perder rentabilidade.
Além dos novos e grandes clientes que conquistamos este ano, confirmamos a parceira de trabalho com a PLAYNETWORK, líder mundial no segmento de soluções no ponto de venda. A Fine Sound será a única empresa responsável por todo projeto, instalação e manutenção dos Sistemas de Sonorização e Vídeo que eles comercializarão para vários de seus atuais clientes (GAP, Starbucks, Forever 21, NIKE, entre outros) e para muitos outros que eles desenvolverão no Brasil, uma vez que se estabelecerão no Brasil, provavelmente, até junho de 2019, com uma estrutura comercial própria, e iniciarão o trabalho de vendas de seus produtos e serviços no país, cabendo à Fine Sound garantir que todos estes novos e antigos sistemas, estejam nos mais altos padrões de qualidade.
Finalizamos o ano com muito sucesso e estamos nos preparando para os desafios de 2019. Apostamos que o novo governo brasileiro permitirá um crescimento de PIB maior do que tivemos nos últimos 15 anos (2,38%) e, com isto, além do nosso crescimento vegetativo, gerado pelos nossos incríveis esforços técnicos e comerciais, ainda acreditamos que experimentaremos um crescimento ainda maior, uma vez que a soma de novos e fortes clientes, a consolidação dos antigos, a entrada da Playnetwork e a economia voltando a crescer em patamares de 3%, certamente gerarão um spin positivo e crescente, o que se refletirá em nossa empresa.
É para isso que estamos nos preparando há 15 anos: colher os frutos de um trabalho honesto, contínuo e crescente, independente dos diversos obstáculos encontrados nos últimos 10 anos. Vamos firmes e fortes para 2019, que, sem dúvida, será maravilhoso. Deus nos dê forças e direcionamento para as nossas ações e decisões.
Destaques da Fine Sound em 2017
Podemos afirmar que, com muito trabalho e esforço de equipe, em 2017 conseguimos superar todas as dificuldades geradas pelo governo brasileiro. Conseguimos atrair e reter novos clientes e aumentar a nossa venda em 17,25%, mesmo ainda com os efeitos da recessão, crise política e alto desemprego que atingiram o Brasil, principalmente nos últimos 4 anos.
Os números e cenários negativos de 2016 (Lava-Jato; políticos e empresários corruptos; desemprego; desestabilização política; Poder Judiciário julgando problemas estruturais do Brasil etc), permaneceram no mesmo patamar, sendo a inflação e a taxa de juros as grandes exceções, pois reduziram drasticamente. Mesmo assim, ainda não geraram a reação no mercado, embora alguns sinais positivos tenham começado a surgir.
O índice IBOVESPA subiu pouco mais de 20% e o PIB parou de cair, crescendo 0,95% (previsão) no ano de 2017, com perspectiva para o ano de 2018 de crescimento do PIB de 2,70%, com SELIC de 6,75% e inflação 4%, o que significa que, se estas previsões se confirmarem, teremos finalmente um ano de razoável crescimento e com boa base para se manter em 2019 e a frente, afinal, neste momento a economia mundial está em crescimento sustentável e contínuo.
O ano de 2017 foi de muito trabalho e investimento na Fine Sound. Mesmo com todas as turbulências, principalmente políticas, que o Brasil gerou para as empresas e para o mercado, a Fine Sound conseguiu implantar o planejamento definido em 2016, cujos principais tópicos elencamos abaixo.
- Em março de 2017, iniciamos o desenvolvimento do nosso Sistema de Gestão Interna e Externa (ERP), que já estava em funcionamento parcial e, em dezembro de 2017, já permita controlar totalmente a fabricação dos equipamentos, os custos e os produtos, além de já ter todo o módulo de emissão de orçamentos prontos para início de uso em janeiro de 2018.
- Finalizamos a regularização e a estruturação da empresa com a compra de móveis e equipamentos; aumentamos e treinamos a equipe; abrimos filial em São Paulo e mudamos o endereço da matriz em Curitiba.
- Desenvolvemos um sistema customizado de representação que estamos implantando gradativamente. O conceito é totalmente diferente de tudo o que existe no mercado brasileiro e nosso objetivo é ser diferente e inovador também na forma de fornecer as nossas soluções com abrangência e cobertura nacional. Não acreditamos e não concordamos com o modelo que está no mercado há vários anos. Queremos uma estrutura séria, ética, sem corrupção e que seja eficiente, rápida e que forneça qualidade final de produtos e de atendimento aos clientes em todo o Brasil, de uma forma padronizada, transparente e com preços justos. Trata-se de um paradigma de comercialização e sabemos que a adesão ao nosso modelo de negócios vai levar tempo, mas acreditamos no que estamos propondo e não vamos desistir e nem alterar o que foi planejado. Com isto, esperamos um grande trabalho de convencimento que se dará principalmente em 2018 e 2019.
- Com a crise enfrentada desde 2014, quando a Fine Sound teve que se endividar para manter-se operando, nossa decisão, desde o início de 2017, era de investir forte na empresa para implementar o planejamento e, dessa forma, mesmo com o mercado totalmente desfavorável, vendemos bens dos acionistas e implantamos várias melhorias, além de liquidar e negociar todas as dívidas, finalizando o ano de 2017 sem qualquer pendência de pagamento que pudesse gerar a inclusão do nosso nome em listas negativas dos órgãos de análise de crédito.
- Contratamos um novo escritório de contabilidade, visando ter apoio correto, atualizado e profissional para o crescimento sustentável da nossa empresa.
- Demos continuidade ao desenvolvimento do equipamento que permite o ajuste automático de volume sonoro, que até fevereiro de 2018 estará finalizado, e também investimos na linha Modular Digital, que, após vários testes e ajustes. Acreditamos que, até julho de 2018, tenhamos uma solução bem equilibrada e customizada às necessidades do nossos clientes.
No final do ano de 2017, registramos um aumento de 19,25% nas vendas. Se comparado com 2016 e com os últimos 5 anos, o aumento médio anual foi de 23,97%, e nos últimos 13 anos, um expressivo aumento médio anual de 19,31%.
Além dos clientes tradicionais, aumentamos a nossa presença com mais clientes em todo o Brasil. Em 2017, realizamos obras em cidades distantes de São Paulo, como Macapá (AP); Campo Mourão (PR), Dourados (MT); Belém (PA); Picos (PI); Brusque (SC); entre outras.
Crescemos muito na operação: somente em 2017 tivemos 303 novos sistemas de sonorização (principalmente) e vídeo instalados, o que, somados ao histórico anterior (desde 2004), perfazem 1936 sistemas instalados em 23 estados e no Distrito Federal.
Todos estes números e estatísticas podem ser verificados nos gráficos disponíveis em nosso site: Gráfico de Instalação e Atendimento e Gráfico de Vendas.
Destaques da Fine Sound em 2016
O ano de 2016 foi marcado por uma profunda recessão no Brasil, o que nos afetou fortemente no crescimento de vendas pulverizada. Vários clientes fecharam as portas ou cancelaram a expansão, assim como vários fornecedores de longa data e outras parcerias que encerraram as atividades, o que nos obrigou a pesquisar e homologar novos fornecedores para garantir o nível de fabricação e de qualidade de nossos equipamentos.
O nível de inflação se acentuou durante 2016, chegando ao redor de 12%, o desemprego chegou a mais de 12 milhões de brasileiros e o PIB brasileiro novamente caiu 3,4% (se considerarmos os últimos 6 anos, a queda média do PIB foi de (-)0,17%, e, considerando o período de 13 anos, desde 2004 até 2016, o crescimento médio do PIB foi de 2,15%).
Desnecessário dizer, mas registrando a informação para o futuro, foi o ano que a corrupção do Brasil se mostrou, graças à Operação Lava-Jato, liderada por Sérgio Moro, responsável por mostrar para a sociedade o nível de corrupção do estado e dos políticos brasileiros – que sempre existiu, mas nos últimos anos se profissionalizou – gerando bilhões de reais em prejuízo. No final de 2016, espero que possamos estar celebrando o início de um Brasil melhor, com políticos e empresários desonestos presos, com o dinheiro retornando aos cofres públicos e, principalmente, com propostas de leis duras e justas, visando dificultar a corrupção no Brasil.
Mesmo neste cenário, é com prazer que registramos o nosso crescimento de vendas em 64,55% se comparado ao ano de 2015, sendo a média de crescimento dos últimos 7 anos de 29,65%. Desde 2004 a nossa média é de 19,48%, muito superior à média do PIB brasileiro (2,15%). Este crescimento não foi em função de mais clientes ou mesmo melhores margens, mas sim em função de grandes obras que conquistamos, como no caso do Piauí Shopping (Picos, PI); a reforma do Shopping Metrô Tatuapé (São Paulo, SP); o projeto de 2 anos do Hotel Palace Tangará (São Paulo, SP); o edifício sede da Embracon (Barueri, SP); da Escola Móbile (São Paulo, SP), além de vários pequenos projetos de nossos clientes tradicionais, como Mc Donald’s, Baccio di Latte, Adidas, Denso, DUFRY e outros.
Ou seja: se não fosse o nosso trabalho sério, competente e consistente de vários anos no mercado, certamente teríamos encontrado problemas para atravessar este duro ano de 2016, que exigiu muito trabalho de nossa equipe. Registramos, ainda, que não dispensamos nenhum funcionário, mesmo com a grave crise enfrentada, pois os sócios optaram por investir mais uma vez na empresa, desfazendo-se de ativos particulares, para que a empresa se ajustasse às necessidades do mercado e apostando que, em 2017, possamos retomar o nosso crescimento contínuo; acreditando que a crise vai se ajustar e que, a partir de 2018, possamos experimentar um crescimento sustentável e de longo prazo.
Sempre pensando em inovações, desenvolvemos a 3ª geração de equipamentos, que é o Sistema Modular Digital Monitorado. Ele permite saber, via celular, em até 3 minutos, se ocorreu qualquer problema no sistema de sonorização ambiente (variação de volume, retirada de qualquer plug do sistema, corte de qualquer cabo, etc), em qualquer lugar do Brasil, via conexão 3G e com várias vantagens técnicas sobre o Sistema Analógico.
Testes já foram feitos em 2016 e acreditamos que, até o final do primeiro trimestre de 2017, todo o Sistema Digital estará ajustado e pronto para iniciar as vendas e ser implantado em nossos clientes em todo o Brasil. Cremos que essa inovação será um marco no mercado brasileiro, pois os recursos e ferramentas de uso são incomparáveis, além da qualidade sonora excepcional.
Ainda no ano de 2016, nos tornamos integradores dos produtos KRAMER, líder mundial em soluções de vídeo ambiente para empresas.
A experiência de venda no varejo com a Kalifa não foi bem-sucedida, uma vez que a forma de trabalho, objetivos e principalmente os conceitos da Fine Sound não são compatíveis com os padrões de venda da Santa Ifigênia. Mas, de qualquer forma, serviu de experiência, aprendizado e de referência para que nossos esforços sejam direcionados para a nossa Missão, Visão e Valores, que não incluem vendas no varejo.
Destaques da Fine Sound em 2015
Este seria um ano “perdido” se não fossem as ações e decisões tomadas em 2013 e 2014, uma vez que a crise afetou todas as esferas do mercado e do governo, fazendo a inflação chegar a quase 11% ao ano, a variação cambial em US$ aumentou quase em 50%, e PIB brasileiro despencou em 3,9%, o que gerou a redução de 33,37% no volume de vendas da Fine Sound se comparado a 2014. Ainda, esse cenário contribuiu para a redução do nosso crescimento médio anual, que foi de 14,11% nos 12 anos de existência da Fine Sound.
Além dos aspectos negativos ndo mercado, o que gerou forte retração de investimentos e compras, ainda tivemos aumento nos custos de fabricação, uma vez que todos os componentes eletrônicos e materiais de produção ou são importados ou são cotados com base no US$, assim, também são afetados com a inflação.
2015, portanto, foi um ano no qual houve grandes problemas conjunturais no Brasil, e só não foi “perdido” pois, na Fine Sound:
- lançamos o Sistema Modular, um paradigma no mercado de sonorização empresarial;
- treinamos e formamos uma equipe com funcionários próprios (CLT) e certificados para instalação em Curitiba (PR) e Sul do Brasil;
- treinamos e formamos uma parceria de Representação Comercial e Técnica com a TI – Tecnologia, empresa localizada em Teresina (PI), que, além de atender comercialmente o mercado, ainda tem equipe técnica e treinada para instalações em todo o Nordeste;
- montamos toda a estrutura e parceria com o Grupo Kalifa, empresa que possui 5 lojas na região da rua Santa Ifigênia (São Paulo, SP), um tradicional centro comercial de equipamentos eletroeletrônicos e referência em todo o Brasil, que, a partir do início de fevereiro de 2016, é nosso Distribuidor Autorizado para a venda dos nossos equipamentos no mercado de varejo;
- estamos finalizando negociações com 2 lojas localizadas na rua 24 de Maio, em Curitiba (PR), que também é um tradicional centro comercial de eletroeletrônicos da cidade e região, onde também teremos distribuidor autorizado;
- negociamos com uma empresa de venda de equipamentos eletrônicos via internet;
- e ainda, fechamos parcerias com várias empresas do mercado de sonorização, preparando-nos e estruturando-nos para o crescimento de vendas que estamos planejando para 2016, independente dos grandes problemas políticos e econômicos que o mercado brasileiro enfrenta e continuará a enfrentar em 2016.
Destaques da Fine Sound em 2014-2013
Inauguramos o novo e completo escritório em São Paulo (SP), com show room, equipe treinada, certificada e especializada no atendimento completo ao cliente, e finalizamos todo o processo de verticalização e estruturação da empresa, que agora conta com ambiente próprio para:
- O desenvolvimento do Conceito de Sonorização Ambiente e do Conceito de Vídeo Ambiente para gerar padronização.
- A formatação e execução do Projeto (.DWG) visando alta qualidade, inclusive com desenvolvimento de equipamentos especiais, se necessário.
- A fabricação e fornecimento total dos equipamentos de sonorização.
- O fornecimento de Sistemas de Vídeo Ambiente.
- A Instalação total dos Sistemas de Sonorização e Vídeo em todo o Brasil, com equipe registrada na empresa (CLT), certificada (NR 10, NR 35, além de ASO, PCMSO, entre outros) treinada, com seguro de vida individual e coletivo.
- A Manutenção preventiva e corretiva.
- Uma Política de Pós-Vendas definida.
- Uma Política de Preços aberta e transparente, com parceria de longo prazo.
No início de 2014, lançamos um desafio para toda a equipe: desenvolver um sistema de sonorização que fosse diferente de tudo o que o mercado conhece e diferente do que a própria Fine Sound faz desde 2004. Ou seja: mesmo sabendo que no ano de 2014 iríamos enfrentar vários problemas políticos e de “fraqueza” do mercado, resolvemos investir em um projeto de longo prazo, visando nos reinventar, inovar e gerar um sistema de sonorização com a nossa assinatura e Conceito para atender ao mercado de sonorização ambiente empresarial. A data limite para o lançamento do projeto é dezembro de 2014.
Com o foco em melhorar e aumentar a nossa participação no mercado, contratamos uma agência de Marketing Digital, visando desenvolver a estratégia de expansão de nossas atividades em todo o Brasil.
Particularmente no ano de 2014, o desafio de expandir a nossa atividade foi muito difícil, pois, além dos problemas políticos já enfrentados em 2013 e 2014, o baixo crescimento do PIB brasileiro e, ainda, aos eventos da Copa do Mundo de Futebol e Eleição Presidencial, a capacidade de investimento reduziu drasticamente e não permitiu um avanço rápido de nosso planejamento.
Mesmo assim, tivemos um crescimento expressivo de 24,26% se comparado a 2013 e ainda tivemos o nosso crescimento médio anual de 18,42%. Por fim, formatamos e desenvolvemos toda a nossa Linha de Equipamentos de Sonorização, contando com uma vasta gama de opções para os nossos clientes.
Destaques da Fine Sound em 2012-2011
Foi em 2012 que finalizamos o processo de verticalização da Fine Sound e adquirimos totalmente a fábrica de equipamentos eletrônicos do nosso fornecedor Amplivox, o que nos permitiu fabricar todos os amplificadores, equalizadores, caixas acústicas, setorizadores, etc necessários para atender aos projetos especiais em shopping centers, lojas, fábricas, hotéis, academias, escolas, TJSP, entre outros mercados e clientes.
Em 2011, formamos uma equipe totalmente própria, treinada e certificada para realizar instalação total de sistemas de sonorização e vídeo ambiente para empresas, além de prestar os serviços de manutenção preventiva e corretiva para todos os clientes no Brasil.
Embora o nível de vendas ainda tenha sido crescente, registrando 32,71% se comparado com o forte ano de 2010, os nossos esforços foram de manter a base de clientes e melhorar nossa estrutura técnica e administrativa, visando o objetivo final de total verticalização da empresa, com fábrica e equipe própria, treinada e certificada, e estrutura comercial para atender em todo o Brasil.
Destaques da Fine Sound em 2010
2010 foi o ano que demos início a projetos em empresas públicas, focando-nos em escolas e no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Iniciamos os trabalhos para fornecer projetos, equipamentos e instalações de sistemas de vídeo ambiente (projetores multimídia, TVs, telas motorizadas, matrizes, seletores, etc), o que permitiu que a Fine Sound fornecesse sistemas completos de sonorização e vídeo ambiente para empresas em todo o Brasil.
Todo este trabalho gerou uma forte expansão de nossos clientes e, consequentemente, das vendas, que tiveram um acréscimo de 57,98% se comparado a 2009. Isso nos obrigou a acelerar o processo de verticalização, planejando o desenvolvimento da empresa com uma estrutura técnica treinada e preparada para atender as diversas demandas de nossos clientes em todo o país.
Destaques da Fine Sound em 2009-2008-2007
Começamos o processo de verticalização da empresa, com contratação e treinamento de equipe própria para projeto, instalação e manutenção em sistemas de sonorização. Principalmente no ano de 2009, com a crise econômica mundial, tivemos forte queda nas vendas, com uma porcentagem de 8,35% de queda em relação ao ano de 2008, o que reduziu nossa capacidade de investimento e expansão.
Graças aos ótimos resultados de qualidade e a total aprovação dos nossos clientes, em 2007 iniciamos a expansão das atividades, inclusive para atender ao McDonald’s em todo o Brasil, ainda com estrutura horizontalizada e equipamentos de sonorização com marca própria. Também iniciamos o desenvolvimento de projeto de sonorização em AutoCad.
Destaques da Fine Sound em 2006-2005-2004
Em 2006, desenvolvemos equipamentos de sonorização com a marca Fine Sound e com conceito totalmente novo, sem similar, fabricados com exclusividade pela empresa Amplivox. Já em 2005, fechamos a Fine Music e direcionamos o foco da empresa para a sonorização ambiente para área comercial, tendo como primeiro grande contrato o McDonald’s, inicialmente atendendo as unidades localizadas nos estados de SP, PR e RJ.
Em 2004, com o aprendizado e treinamento realizado nos EUA, onde o conceito da música ambiente é utilizado como ferramenta de marketing sensorial, Claudio e Cristina Villela iniciam as atividades da Fine Sound (fornecimento e instalação de Sistemas de Sonorização Ambiente utilizando equipamentos disponíveis no mercado nacional) e da Fine Music (desenvolvimento de conteúdo e programação musical) com estrutura horizontalizada e escritórios em São Paulo (SP) e em Curitiba (PR).
Destaques da Fine Sound em 2003-2002-2001-2000
Entre 2000 e 2003, Claudio Villela foi o Country Manager da AEI/DMX Music Co., multinacional que atuava em 120 países, especializada em programação de músicas e vídeos para empresas, assim como no fornecimento e instalação de sistemas de sonorização e vídeo ambiente e que estava se estabelecendo no Brasil.
Em 2003, a AEI/DMX Music encerra suas atividades na América Latina devido à reestruturação interna da empresa nos Estados Unidos. Com isso, inicia-se o trabalho de encerramento das atividades no Brasil.