Texto por SoundJack – A música ambiente do hotel é parte integrante da identidade de marca de um hotel, mas muitos hotéis não estão usando música ambiente para sua vantagem total.
Confira também no blog da Fine Sound: Barulhos do cotidiano contribuem para o aumento do estresse
Se usada estrategicamente, a música reproduzida pode ter um efeito positivo em seus clientes e influenciar sua decisão de permanecer lá novamente no futuro e disseminar recomendações boca-a-boca. Mas a música tem que ser coerente com o tema do hotel e os tipos de convidados que o hotel está procurando atrair.
Diferentes tipos de hotéis exigem diferentes tipos de música
Não faz sentido lógico tocar música dance animada no saguão do hotel quando o público-alvo é a geração mais velha que procura passar um fim de semana tranqüilo em um ambiente relaxante e romântico.
Diferentes tipos de hotéis exigem diferentes tipos de música, e o ambiente do hotel pode mudar com base na hora do dia ou na sala em que você está. Então, basicamente, a música que você toca precisará refletir a atmosfera que você está tentando criar para seus convidados e não há uma lista de reprodução “tamanho único”.
E errar, pode perturbar gravemente a experiência de seus convidados (como documentado pelo número de críticas negativas sobre o travelerviser reclamando sobre a má escolha do hotel na música).
Muitos hotéis urbanos em áreas metropolitanas estão tentando atrair a geração do milênio que está rapidamente se tornando uma demografia extremamente influente.
Cada vez mais as cadeias de hotéis de renome internacional estão realizando eventos exclusivos de música ao vivo em seus hotéis para alcançar novos clientes, reconhecendo que a música oferece uma maneira eficaz de se conectar com seus hóspedes. Mas se a música é tocada ao vivo ou não, a música em si pode encorajar os hóspedes a permanecer em áreas públicas e gastar dinheiro em bebidas e lanches oferecidos pelo hotel, em vez de levar seus negócios para outro lugar.
De acordo com a Music Works (a iniciativa de pesquisa conjunta entre PPL e PRS for Music ):
- 75% dos hóspedes do hotel gostam de ouvir música nos lobbies, bares, restaurantes e espaços públicos.
- 78% das pessoas que gostam de música em hotéis concordam que isso as faz sentir mais relaxadas.
- 61% dos hóspedes regulares do hotel são mais propensos a consumir mais comida e bebida quando ouvem música que gostam em um hotel.
- 55% das pessoas que gostam de música em hotéis preferem encontrar colegas ou clientes onde boa música de hotel está sendo tocada.
O objetivo de qualquer hotel é maximizar os lucros obtidos no local além das reservas de acomodação e melhorar a fidelidade do cliente. Grandes hotéis geralmente contêm um restaurante, spa, academia, bar, internet café e muito mais para evitar que seus hóspedes que já estão lá gastem seu dinheiro em outro lugar.
A música é um elemento extremamente importante para que os hóspedes se sintam confortáveis o suficiente para ficarem nas instalações do hotel, em vez de se dirigirem ao restaurante ao lado para o jantar. A música tocada no seu restaurante também pode influenciar as vendas do restaurante e até mesmo o comportamento de jantares.
Que música você deveria tocar em um hotel?
A decisão sobre que tipo de música você deve tocar em um hotel depende em grande parte do hotel. Para os hotéis que buscam atrair uma ampla gama de convidados, cujos gostos musicais pessoais, é claro, variam imensamente, a música genérica com apelo de massa funcionará melhor. Fique longe de estilos polarizadores de música como hip hop e metal. Embora ambos os gêneros sejam ótimos estilos de música para tocar em lojas e locais com um cliente-alvo muito específico que gosta desse tipo de música, ele pode ser extremamente alienante para a maioria de seus convidados.
A este respeito, os hotéis boutique terão a vantagem, já que tendem a ter uma ideia muito mais focada do que os hóspedes esperam de um hotel, seja um hotel boutique de luxo, de gama média ou orçamento. Os hotéis boutique são capazes de se distinguir dos grandes hotéis da cadeia, estabelecendo um estilo único de marca que pode levar à sua estética e atmosfera (incluindo a música de fundo tocada), e usar essa marca para direcionar um certo tipo de convidado.
Os hotéis da cadeia podem ter dificuldades para fazer isso tão facilmente, pois é necessário ter alguma consistência de um site para outro, de modo que uma abordagem genérica geralmente funciona melhor. Mas isso não significa que a música seja um fator menos importante na criação de um ótimo ambiente de hotel. Mas muita reflexão tem que ir para a música tocada para ser apropriada em todos os sites.
Os hoteleiros podem personalizar a experiência musical para diferentes tipos de convidados, identificando os diferentes objetivos de cada quarto ou área do hotel e projetando um perfil musical para melhorar a atmosfera daquela área.
Na recepção do hotel, a música de fundo tende a ser bastante sutil. Nunca alto ou intrusivo, mas calmo e agradável. Ele deve receber novos hóspedes no hotel e facilitar a transição entre o lobby para as diferentes áreas que se ramificam. Para hotéis temáticos, a música da recepção do hotel oferece a oportunidade perfeita para apresentar o tema aos convidados. Os sons tropicais de um hotel com tema de floresta tropical, pan-flutes para hotéis temáticos da América do Sul e assim por diante. O icônico Hard Rock Hotel é possivelmente o melhor exemplo de um hotel temático que usa música de forma eficaz para se conectar com seus hóspedes. O Hard Rock Hotel é temático em torno da própria música, permitindo que os hóspedes tenham playlists personalizadas para desfrutar em seus quartos e um “menu de guitarra”, onde eles podem escolher o seu favorito e tê-lo entregue em seu quarto como serviço de quarto para jogar de graça durante a sua estadia.
Em espaços públicos do hotel com um propósito mais preciso, como um bar ou área social, a música geralmente será otimista e incentivará uma atmosfera social positiva. Mas o gênero musical, novamente, dependerá do hotel. Do pop genérico à música lounge mais sofisticada, que realça aquela atmosfera luxuosa, e até mesmo grunge ou rock, se for conveniente para os hóspedes do hotel. Mas o padrão entre todos eles é que a música é geralmente otimista e estimula a conversação.
Em um spa do hotel, você quer manter a música de fundo suave e leve. A música precisa acalmar seus convidados e mantê-los calmos e relaxados. Ele precisa ser consistente e reconfortante, sem mudanças inesperadas no estilo, para melhorar a experiência de spa dos seus convidados. A música tocada será um contraste completo com a música de ritmo acelerado que você tocará na academia do hotel.
Fonte original do texto: SoundJack
Confira também no blog da Fine Sound: O que é o som? Conceito e características