Na hora de fazer o projeto de sonorização da sua empresa, você também fica atento à questão da iluminação? Se a resposta for não, é o momento de repensar seus conceitos. A sonorização ambiente deve estar ajustada a esta outra questão importante.
Isso porque luzes, cores e sons não precisam ser apenas recursos estéticos. São coisas que impactam diretamente a experiência do cliente, inclusive quando pensadas em conjunto. A seguir, vamos te ajudar a entender melhor os benefícios.
Por que pensar na iluminação ao fazer um projeto de sonorização?
A sonorização para empresas deve levar em conta o que a empresa faz e quem são os clientes. E, com isso, aliar esses dois fatores à questão da iluminação. O principal motivo é o fato de que as cores têm impacto direto no comportamento de quem está naquele ambiente.
Você já reparou que em redes de fast food sempre estão presentes o amarelo e o vermelho? São cores quentes, que despertam a fome e geram uma certa ansiedade. Com isso, o cliente consome e depois vai embora, deixando o lugar para o próximo cliente.
Já em consultórios médicos, onde muitas vezes o paciente é obrigado a esperar um tempão, predominam tons claros e sóbrios, como branco, tons de azul e verde. Cores que acalmam e geram tranquilidade. Inclusive, são necessárias, porque o paciente pode estar ansioso quanto a um diagnóstico, por exemplo.
E aí não adianta uma sonorização ambiente que provoque calmaria e entretenha, se as cores não batem com esse sentimento – e vice-versa. Por isso, as duas coisas devem ser pensadas em conjunto.
Como montar um projeto de sonorização eficiente?
Agora que você já entendeu a importância de integrar as duas coisas, seguem algumas dicas:
- Contrate um especialista. Fale com gente que tem experiência no assunto e conhecimento técnico. Lembre-se que são fatores que podem impactar diretamente na satisfação do seu cliente e que precisam ser pensados com cuidado.
- Coloque esse especialista em sonorização ambiente para ajudar no desenho do projeto. Ao conversar com você e com o arquiteto, por exemplo, ele entenderá melhor o seu negócio, suas necessidades e as peculiaridades do ambiente.
- Potência não é qualidade. Ao fazer a sonorização para empresas, não se deixe levar apenas pela potência e pelo volume do som. Estes podem ser fatores importantes para um ambiente, mas não para outros. Qualidade e uma boa distribuição, sim, são coisas que devem existir em todo lugar e não têm relação com a potência.
- Estética. Não é indicado colocar uma caixa de som enorme no meio de uma recepção, por exemplo. Por isso, é fundamental que o responsável pelo projeto converse com o técnico de sonorização ambiente para entender as demandas dele e providenciar, não apenas a infraestrutura necessária, mas também não prejudicar a estética do espaço.
Por fim, se você quiser um bom projeto de sonorização, inclusive integrado com o seu sistema de iluminação, conte com a Fine Sound!