Desde 2008 que aprender música é obrigatoriedade nas escolas brasileiras. Muitas pessoas se surpreenderam com essa exigência, outras celebraram o fato de, finalmente, a música ganhar o espaço que ela merece na formação das crianças e jovens.
Confira também no blog da Fine Sound: Barulho demais afeta coração; veja este e mais 5 fatores de risco ignorados
Estimular a aprendizagem desse elemento traz inúmeras vantagens cognitivas, principalmente se isso é feito desde cedo. Se você quer entender melhor qual é a importância da música na infância, acompanhe os tópicos que vamos abordar neste texto.
Os benefícios da musicalização
Por meio da aprendizagem da música quando se é criança, é possível estimular diversas capacidades, como:
- coordenação motora e tato fino;
- expressividade;
- socialização;
- capacidade inventiva;
- alfabetização;
- inteligência;
- raciocínio lógico, matemático e estético;
- coordenação motora e tato fino;
- percepção sonora e espacial.
Os dois ambientes principais em que a criança deve ser exposta à música são aqueles onde ela passa mais tempo: a casa e a escola. Nas escolas, como vimos, a música já é exigida como parte da grade curricular, podendo ter um momento dedicado apenas a ela ou podendo integrar outras atividades, como as aulas de teatro ou de artes.
Em casa, o contato das crianças com a música pode ser feito por meio de rádio, televisão, internet, pela presença ou aprendizagem de algum instrumento, ao cantar canções e cantigas populares ou mesmo inventar músicas próprias.
Capacidades desenvolvidas pela música
Como vimos no tópico anterior são diversas as capacidades socioemocionais que a música ajuda a desenvolver.
Quando se trata da alfabetização, por exemplo, o contato com a música é uma rica fonte de vocabulários e expressões, o que favorece a aprendizagem da língua em crianças que estão começando a falar.
A capacidade inventiva, a criatividade e a expressividade também são aprimoradas, visto que a criança começa a se dar conta da diversidade de ritmos, sons, instrumentos, palavras etc. e percebe que ela própria é capaz, também, de se expressar por meio da música.
O manuseio de instrumentos, ou mesmo a realização de ações corporais que produzem sons (como palmas ou assobios), favorecem o desenvolvimento da coordenação motora e da consciência corporal.
A música favores, ainda, a socialização, uma vez que é muito difícil que uma pessoa sozinha consiga cantar e tocar todos os instrumentos necessários para dar o mínimo de sentido estético e sonoro a uma canção.
Portanto, ao aprender música as crianças percebem que dependem uma das outras, que enquanto um manuseia um instrumento, o outro canta e mais um toca outra coisa e que todos precisam estar harmonizados, ou seja: precisam trabalhar juntos em prol de um objetivo.
Conseguiu perceber a importância da música na infância? Se você é pai ou mãe, não deixe de planejar atividades diárias com seus filhos envolvendo música.
Se você é educador, que tal preparar as salas da sua escola para aulas de/com música? Nós da Fine Sound podemos ajudá-lo com a sonorização ambiente da sua instituição de ensino. Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais!
Confira também no blog da Fine Sound: Ruído pode causar perda auditiva. Veja como evitar!
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.