A sonorização de comércio é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais o reconhecimento que merece. Ter um bom conteúdo musical em estabelecimentos comerciais não apenas deixa o ambiente mais agradável, mas serve também para estimular os consumidores e os funcionários.
Confira também no blog da Fine Sound: Como a acústica arquitetônica ajuda com a sonorização de ambientes?
Quer entender como as canções transmitidas na sua loja impactam seus clientes e colaboradores? Então confira neste texto.
O impacto sonoro nos clientes da loja
Aqui no blog da Fine Sound já publicamos diversos posts com dados que comprovam que a música ambiente leva, sim, os consumidores a comprarem mais dentro de um estabelecimento comercial.
É claro que não vai ser qualquer música que fará isso. É preciso articular muito bem a sonorização do local e o conteúdo a ser transmitido: estilos musicais, volume do som, setorização da mùsica ambiente etc.
Lembre-se que, basicamente, a sonorização da sua loja será uma estratégia de sound branding, ou seja, de marketing baseado no som. Se seu local toca músicas que estão de acordo com seu público, você tem mais chances de atrair pessoas e de fazê-las passar um bom tempo dentro da loja.
Além disso, a música é uma característica marcante no momento da compra: se o consumidor, na hora de escolher ou pagar por um produto, estiver ouvindo uma música que o agrade, as chances de ele lembrar desse momento — e, consequentemente, lembrar de sua loja — são altíssimas!
O impacto sonoro nos colaboradores da loja
Sonorizar lojas ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial também traz benefícios não apenas às vendas e ao comportamento dos consumidores, mas também para o desempenho dos colaboradores. Portanto, na hora de sonorizar o ambiente comercial, é fundamental levar em consideração como isso impactará seus vendedores.
Como os funcionários estarão todos os dias ouvindo as músicas que serão transmitidas no local, a trilha sonora precisa ser agradável também para eles. Ao ouvirem canções que os inspira ou os deixa alegres, os funcionários ficam mais propensos a reagir de forma positiva, o que favorece a produtividade deles.
É claro que é preciso ter cuidado com a playlist para evitar que, ao ser popular demais, ela roube a atenção dos colaboradores, desviando-os de suas obrigações. Por isso que o ideal é mesclar diferentes estilos e colocar na lista, também, artistas menos conhecidos ou mesmo canções instrumentais.
Pensar em momentos-chave durante a rotina da loja pode ser uma boa: começar o dia já com músicas muito aceleradas pode causar irritação, por isso é ideal que, durante a abertura da loja e dos caixas, os temas sejam mais tranquilos.
Conforme vai dando movimento no local, o ritmo das músicas pode ser mais animado. Após o horário de almoço, vale a pena também investir em músicas alegres para combater aquele soninho que costuma dar a essa hora.
Quer sempre ficar por dentro de dicas sobre sonorização de comércio ou empresarial? Então siga as redes sociais da Fine Sound e acompanhe todas as nossas postagens! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Confira também no blog da Fine Sound: O que um engenheiro de som faz?
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.