A sonorização ambiente tem se mostrado cada vez mais uma necessidade, e não apenas um diferencial, em diversos tipos de estabelecimentos. Além de deixar o ambiente mais agradável para quem o frequenta, essa ferramenta ajuda com o controle de ruídos e com a transmissão de mensagens, estabelecendo uma comunicação eficiente no local.
Confira também no blog da Fine Sound: O que é o tratamento acústico e porque fazê-lo
Os locais mais óbvios aos quais associamos o uso de som ambiente são o cinema, o teatro e os shoppings centers, que são lugares com grande afluência de pessoas, onde elas passam seu tempo em busca de distração.
Porém, muitos outros tipos de estabelecimentos podem investir na sonorização, e neste post vamos falar um pouco de como cada tipo de empresa pode se beneficiar dessa ferramenta. Confira.
Empresas em geral
O som ambiente pode ser uma boa ferramenta para melhorar o desempenho dos funcionários, principalmente em empresas em que o trabalho seja mais prático e repetitivo, que não exija o tempo todo foco e atenção para elaborar documentos escritos, por exemplo.
Assim, é uma boa pedida para hotéis ou indústrias. Nas empresas em que a concentração seja fator chave, o som ambiente pode ser usado nas áreas comuns usadas nos momentos de descanso, como refeitórios ou áreas externas.
Nas empresas que fazem atendimento ao público, como consultórios, contar com música ambiente em baixo volume ajuda a criar um clima agradável para quem estiver no local.
Escolas
Em estabelecimentos de ensino, como escolas, faculdades, centros de treinamento etc., contar com recursos audiovisuais é imprescindível. A forma de ensinar foi afetada completamente pelo desenvolvimento da tecnologia, por isso, recorrer a materiais como áudios, vídeos, websites etc. é uma prática que deve ser estimulada.
E claro que, para que essas ferramentas sejam melhor aproveitadas por professores e alunos, contar com sistema de sonorização, e também sistema de vídeo ambiente, é fundamental.
Bares e restaurantes
Ter música ambiente em bares e restaurantes ajuda a manter a clientela mais à vontade e até estimula que consumam mais. Como este também é um local de distração, bem como o cinema ou o shopping, o som ambiente ajuda a dar esse clima mais descontraído.
Em muitos casos, principalmente de bares e restaurantes temáticos, a música ambiente, junto com a decoração, serão os principais elementos que marcarão a identidade do local.
Supermercados e lojas
Em supermercados e lojas contar com som ambiente, além de ser um meio de difundir música para distração e estímulo ao consumo, pode também ser uma ferramenta de comunicação.
Com som ambiente nesses locais fica mais fácil anunciar promoções ou anunciar pessoas que precisem comparecer a determinado setor da loja, por exemplo.
Clubes
O clube é mais um local de diversão na nossa lista de estabelecimentos que devem investir em som ambiente. Nesse tipo de estabelecimento, contar com um sistema de sonorização é uma excelente forma de garantir a animação em todas as áreas, desde o bar ou restaurante passando pela piscina, pelos toboáguas e pela academia.
Caso haja aulas de hidroginástica em determinados períodos do dia, o monitor também pode contar com o sistema de sonorização para transmitir o conteúdo musical que é essencial para esse tipo de exercício físico.
Como você pôde perceber, quando falamos de som ambiente em um estabelecimento, não estamos falando somente de transmitir música. A sonorização serve também para transmitir mensagens, otimizar a comunicação, criar um ambiente mais acolhedor etc. Se você acha que esse é um investimento válido para sua empresa, entre em contato conosco e agende uma conversa para entendermos suas necessidades!
Confira também no blog da Fine Sound: Som ambiente para pet shop e centros veterinários
Texto produzido especialmente pela A&P Web para a Fine Sound.