Texto por Folha Vitória – Poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar.
A poluição sonora é considerada um fator prejudicial à saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) este é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar.
Confira também no blog da Fine Sound: O que é o som? Conceito e características
Estudos da Unicamp revelam ainda que a poluição sonora é um dos fatores que mais afetam o planeta, sendo considerado um sério problema de saúde pública.
Por estar presente nas pequenas e grandes cidades estamos cada vez mais acostumados ao ruído e, sem perceber, aos malefícios que causam à nossa saúde. Afinal, a exposição ao ruído também está associado ao estresse, insônia e outras mudanças físicas e psicológicas.
“A presença do ruído em um ambiente pode lesionar o sistema auditivo e causar perda da audição. O ruído pode ser ambiental ou ocupacional”, conforme explica a fonoaudióloga Guilhermina Gomes, que esclarece ainda que os ruídos ambientais são os que nos rodeiam, como o tráfego, música, conversa altas, sons de animais, ruído resultante de aparelhos eletrônicos e eletroeletrônicos (liquidificador, celular, computador) e ruídos naturais (trovoadas, vento, chuva). Já os ruídos ocupacionais estão presentes nos locais de trabalho exclusivamente, como o ruído das fábricas e indústrias.
Os efeitos associados ao ruído variam de acordo com o tipo de ruído, sensibilidade auditiva, intensidade do ruído, composição e duração. E vão desde a perda da audição, chegando a causar problemas cardiovasculares e digestivos; podem provocar também transtornos do sono, irritabilidade e cansaço; diminui o nível de atenção e aumenta o tempo de reação do indivíduo frente a estímulos diversos.
Assim é importante proteger os ouvidos, seja evitando ficar exposto durante longo tempo a qualquer tipo de ruído, seja usando uma proteção especifica no caso de longa exposição (fones de proteção).
Veja algumas dicas de como prevenir os desconfortos causados pelo ruído
- Evite volume alto demais nos fones de ouvido;
- Evite ficar muito tempo em ambientes fechados com música alta;
- Evite ficar perto de caixas de som durante eventos;
- Se possível, feche as janelas do veículo durante trânsito intenso;
- Use protetores auditivos em locais de trabalho muito ruidosos;
- Em casa, evite ligar diversos eletrônicos ruidosos de uma só vez;
- Fique atento a quaisquer mudanças na capacidade auditiva;
- Fique em silêncio sempre que possível depois de dias agitados para dar descanso aos ouvidos.
Fonte original do texto: Folha Vitória – https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/04/2019/ruido-pode-causar-perda-da-audicao-veja-dicas-para-cuidar-da-sua-saude-auditiva
Confira também no blog da Fine Sound: Como a poluição sonora influencia até na obesidade