Texto por RicMais – Ruído e sono são duas palavras que na mesma frase não parecem fazer sentido algum. Mas fazem. Isso, por que o ruído branco nada mais é do que a combinação de sons suaves, com as mesmas frequências e potência.
Confira também no blog da Fine Sound: Controle de ruído em escolas de música
Por conta disto, ele acalma o cérebro, o que relaxa o corpo e pode induzir o sono muito mais facilmente. Quer saber mais sobre o ruído branco? Continue lendo este artigo!
Quais sons são considerados ruído branco?
Normalmente, estes barulhos são aqueles capazes de camuflar os demais sons de um ambiente, ajudando o cérebro a se concentrar no que interessa ou a se desconectar completamente. É neste segundo caso que o sono costuma aparecer.
Podemos considerar um ruído brando, os sons de:
- Televisão – o mais popular
- Ar condicionado
- Ondas do mar
- Músicas instrumentais
- Chuva
- Ventilador
Aplicativos que emites ruídos brancos
Você com certeza já ouviu alguém dizer que o barulho da chuva é ótimo para dormir. Agora faz sentido? A questão é: nem sempre está chovendo. Por isso, você pode usar a tecnologia ao seu favor e baixar aplicativos que emitem diversos tipos de ruído branco para embalar o sono.
A relação entre o sono e o ruído branco
A audição é o único sentido que continua ativo durante o sono. Por isso, quando falamos que os ruídos brancos camuflam os demais sons do ambiente, estamos falando do som dos vizinhos, do trânsito na rua, animais, bebês chorando, etc. Basicamente, o ruído bloqueia as frequências mais intensas e estimula a região do córtex cerebral para que os impactos de outros sons seja menor durante o sono.
Quando um som deixa de ser um ruído branco?
O ruído branco deixa de ser o que é quando se torna um barulho extremamente alto, por exemplo. Por isso, modere os volumes, especialmente se for utilizar fones de ouvido.
Moderação do uso de ruídos brancos
É importante lembrar que é esta técnica com barulhos para dormir só funciona para pessoas que não têm nenhum problema propriamente dito para dormir. Por exemplo, ele pode ajudar alguém que teve um dia estressante, mas não curar casos de insônia frequente. Para problemas mais sérios, um médico deve ser procurado, pois a saúde do sono influencia toda a rotina e adoece o corpo.
Fonte original do texto: RicMais
Confira também no blog da Fine Sound: Nível de ruído das academias pode irritar