Texto por BBC – Um estudo realizado por pesquisadores sul-coreanos sugere que expor as plantas ao som de música pode estimular seu crescimento.
Confira também no blog da Fine Sound: Conheça os efeitos dos ruídos no ambiente de trabalho
Os pesquisadores, do Instituto Nacional de Agricultura Biotecnológia da Coréia do Sul, expuseram uma plantação de arroz ao som de 14 fragmentos de música clássica, enquanto monitoravam seu nível de atividade genética.
A atividade genética ocorre quando o código de DNA dos genes recebe “instruções” para realizar processos biológicos como o crescimento.
Os estudiosos ficaram surpresos ao perceber que o barulho provocou a reação em dois genes, rbcS e Ald. Como estes também são conhecidos por apresentar resposta à presença da luz, os cientistas resolveram repetir a experiência no escuro, observando os mesmos resultados.
Os pesquisadores não souberam explicar por que as plantas reagiram às ondas sonoras, mas especulam que as mudanças genéticas observadas podem ativar outros genes responsáveis pelo crescimento.
Os pesquisadores esperam que os resultados possam ajudar os cultivadores. Eles poderiam, sugerem os cientistas, promover sessões de música nas áreas de cultivo para impulsionar o crescimento das plantas.
Fonte original do texto: BBC – https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070830_falarcomplantas_fp.shtml
Confira também no blog da Fine Sound: Barulho em excesso nos estádios de futebol pode causar danos à audição