Texto por G1 Globo – Segundo estudo, é como se um secador estivesse ligado o tempo todo na região.
Confira também no blog da Fine Sound: Ouvir música no trabalho melhora o humor, aumenta a concentração e até a produtividade
O Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, no Centro da cidade de São Paulo tem tem ruído acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Degundo um estudo divulgado pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), é como se um secador estivesse ligado o tempo todo na região.
O índice recomendado pela OMS é de 55 dB, enquanto o MInhocão registra níveis entre 69 dB e 76 dB. De acordo com o estudo, 90% da população é afetada pelo ruído do trânsito.
Em maio deste ano, a Prefeitura de São Paulo, regulamentou uma lei de 2016, que determina a criação de um Mapa do Ruído para a cidade e o município tem sete anos para concluir. A ideia é que o diagnóstico oriente políticas públicas para melhorar a poluição sonora.
Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 10 milhões de brasileiros disseram ter algum tipo de deficiência auditiva. O índice equivale a mais de 5% da população do país.
Para a gerente técnica da ProAcústica, Priscila Wunderlich, há medidas que podem melhorar as condições. “A troca de frota de ônibus, por exemplo, por ônibus elétricos. Isso seria uma boa coisa a se fazer. O incentivo do uso de bicicletas, patinetes de meios transportes públicos.”
‘Ear Parade’
As ruas de São Paulo recebem a partir desta quarta-feira (24) a “Ear Parade”, uma exposição de arte urbana que pretende chamar atenção para a saúde auditiva. O evento conta com 62 esculturas em formato de orelha, com 2,4 m de altura, que foram pintadas por diferentes artistas.
O evento é promovido pela Fundação Otorrinolaringologia, que levará também profissionais da saúde para falar para a população sobre os cuidados básicos com os ouvidos. Um dos alertas é sobre as lesões provocadas pela exposição prolongada a sons altos, principalmente com fones de ouvido.
A exposição ficará nas ruas da capital até o dia 22 de agosto, depois as obras serão leiloadas e as verbas revertidas para instituições de caridade.
Fonte originnal do texto: G1 Globo
Confira também no blog da Fine Sound: Quinze dicas simples que ajudam a manter uma boa saúde auditiva