Sonorizar ambiente fechados e abertos exige projetos completamente diferentes. Outro tipo de ambiente peculiar, e que exige redobrada atenção, são aqueles que dão muito eco, como igrejas ou salas de exposições. Em geral, ambientes assim costumam gerar problemas na hora de manter a inteligibilidade na sonorização, que acaba ficando abaixo do limite aceitável caso os equipamentos usados não sejam bem planejados.
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Você deve estar pensando: mas em um local em que há muito eco, não é mais fácil que o som se propague sem que seja necessário muitos equipamentos sonoros? Pela lógica sim, mas na prática nem sempre. O que é preciso ficar claro é a diferença entre propagação do som (já que nesse tipo de ambiente os ruídos se amplificam) e a inteligibilidade (ou seja: que esses sons de fato sejam compreensíveis).
Quer entender mais sobre esse tema? Então acompanhe nossa explicação a seguir.
Os campos direto e reverberante e a distância crítica
Em qualquer ambiente, podemos diferenciar dois tipos de propagação do som. Um é o som direto (quando o som chega diretamente da fonte sonora aos ouvidos do ouvinte); outro é o som refletido (quando o som, antes de chegar ao ouvinte, reflete-se em superfícies distintas do local).
Em qualquer sala, quando um som é gerado, escutaremos ruído direto e refletido, mas dependendo dos materiais e dimensões do local, poderemos ter mais ou menos som refletido. Com isso, dependendo da sala, poderemos distinguir dois campos sonoros.
Nos referimos ao campo direto quando o nível de som direto predomina se comparado ao som refletido. Nessa zona, o nível sonoro baixa 6 dB cada vez que se dobra a distância, assim como em um espaço aberto. Normalmente, em locais assim, a inteligibilidade costuma ser boa.
Um campo reverberante ou difuso acontecerá quando nos afastemos da fonte sonora e cheguemos a um ponto no qual o som refletido seja mais intenso do que o som direto. Nessa zona, o nível da pressão sonora teoricamente mantém-se constante de um ponto ao outro.
Haverá também uma zona da sala onde teremos a mesma quantidade de som direto e refletido, e esse é o ponto chamado de distância crítica.
Para conseguir inteligibilidade, os ouvintes devem estar dentro da zona de campo direto. Em uma igreja, por exemplo, as primeiras filas podem ter mais som direto do que refletido, no caso de que estejam mais próximas às caixas de som. Isso as deixaria dentro do campo direto e garantiria boa inteligibilidade.
Mas o resto das filas ficaria na zona do campo reverberante, na qual o som refletido predominaria sobre o direto, e as pessoas escutariam um barulho, mas não entenderiam praticamente nada. As consonantes das palavras, por exemplo, que têm menos nível sonoro do que as vogais, provavelmente não seriam distinguidas de forma clara no meio da reverberação.
Pontos que influenciam a inteligibilidade
Perder ou não a inteligibilidade na sonorização ambiente pode ser resultado dos seguintes fatores:
- Tempo de reverberação: quanto maior o tempo de reverberação, pior será a inteligibilidade.
- Diferença de nível entre som direto e refletido: se existe mais nível de som direto do que refletido, estaremos em campo direto e teremos melhor inteligibilidade.
- Distância entre o ouvinte e a fonte sonora: se o ouvinte está muito longe da fonte sonora, estará dentro do campo reverberante e terá pior inteligibilidade.
- Relação entre o nível da fonte sonora e o ruído ambiente: se o ruído ambiente da sala é muito alto, isso pode gerar mascaramento (sons indesejados que interferem no som que queremos escutar).
Sistema de sonorização em um espaço reverberante
Para conseguir inteligibilidade um espaço reverberante o que devemos fazer é garantir que todos os ouvintes fiquem dentro do campo direto. Se estão dentro do campo reverberante, já sabemos que a inteligibilidade da voz não será boa.
Uma solução pode ser trabalhar com várias caixas ao longo do espaço que será ocupado pelo público e aplicar diferentes tempos de retardo para conseguir que se elas comportem como uma única fonte sonora.
Quando necessário, nos locais em que se perde o campo direto, adiciona-se caixas de som para recuperá-lo. Mas as caixas devem ter o tempo de retardo para que o sinal de todas soe ao mesmo tempo. Assim, melhoramos notavelmente a clareza da mensagem.
O que você acha dessa solução para manter a inteligibilidade na sonorização de ambientes com eco? Já a usou ou conhece outra estratégia? Podemos discutir juntos o projeto de sonorização do seu ambiente para oferecer as melhores soluções. Fale conosco e agende uma visita de nossos técnicos!
Traduzido e adaptado de Produciones El Sótano – Sonido e Iluminación profesional.
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