Quando entramos em um ambiente, não costumamos prestar atenção à música ou às mensagens que estão tocando de fundo. Estamos acostumados a entrar, fazer o que precisamos fazer e ir embora, mas sabemos que tudo que acontece dentro de um ambiente comercial é milimetricamente calculado para que possamos tomar certas atitudes.
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Com as músicas, isso não é diferente. Cada tipo de música afeta a decisão de compra, e por isso, precisamos tomar cuidado com o que colocamos em nossos alto-falantes.
Determinar o ritmo das compras na sua loja
O ritmo da música ambiente é um dos fatores significativos para influenciar a decisão de compra dos consumidores. Os ritmos mais rápidos os fazem andar mais rápido pela loja, enquanto os ritmos lentos têm um efeito oposto: os clientes seguem esse ritmo e passam mais tempo na loja, passeando e olhando mais coisas, de modo que geralmente compram mais durante a visita. Com isso, podemos concluir que ritmos lentos auxiliam nas vendas. Porém, dependendo do momento, escolha músicas mais rápidas – em fins de semana e datas comemorativas, você vai preferir mais gente circulando, e, consequentemente, mais vendas sendo feitas. Por isso, pode usar e abusar das músicas mais rápidas e animadas.
Sensações diferentes
O tipo de música pode afetar a sensação do cliente em um ambiente. Músicas mais animadas e “populares” são tendência em lojas de rua e centros comerciais, porém a música clássica é a melhor escolha caso sua loja seja mais refinada e sofisticada. Cada tipo de música remete a uma sensação diferente, e você deve estar atento a isso quando for escolher o tema do dia.
Gerando emoções positivas
Claro que não é só a música que determina quanto e como seus clientes comprarão na sua loja, mas você definitivamente pode dar um empurrãozinho e ajudar a melhorar as vendas. Estimule o impulso dos clientes, mas com cautela. Muitas pessoas ficam sobrecarregadas com muitos estímulos e acabam desistindo da compra. Saiba o momento certo de promover essas sensações nos seus clientes, fazendo com que eles queiram sempre consumir mais em sua loja.
Sistema de sonorização
O sound branding é uma ótima estratégia para reforçar sua marca e fidelizar seus clientes por meio de música ou de avisos sonoros com promoções. Sound branding são posts sonoros que aparecem entre uma música e outra e são importantes para sua marca ao oferecer promoções, dicas e serviços oferecidos, porém busque não incomodar o seu cliente com muitos anúncios ou promoções.
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