Quando falamos em reverberação e eco, muitas pessoas costumam confundir os dois conceitos. Mas quando falamos em projetos arquitetônicos, temos que saber muito bem a diferença entre eco e reverberação para que a qualidade do som e da acústica seja pensada de acordo com os objetivos do local.
Confira também no blog da Fine Sound: Porque é essencial ter um sistema de sonorização em um auditório
O que é eco?
Um eco é um reflexo único de uma onda sonora em uma superfície distanciada. Um eco só pode ser ouvido pelos humanos quando a distância entre a fonte do som e o corpo refletor estiver a mais de 15 metros de distância e geralmente é nítido e pode ser facilmente distinguido devido à distância e tempo em que a onda sonora viaja. Ecos podem ser usados para determinar a distância de um objeto refletido, como um grande edifício ou montanha, se a temperatura e a umidade ambiente forem informadas.
O que é reverberação?
A reverberação é o reflexo das ondas sonoras criadas pela superposição de tais ecos.
Uma reverberação pode ocorrer quando uma onda sonora é refletida em uma superfície próxima. As reverberações geralmente não têm distância ou tempo suficiente para viajar, o que significa que elas podem se acumular, dificultando a compreensão. A reverberação não permite tempo de viagem suficiente para usá-lo para medir a distância. Com a reverberação, as ondas sonoras se acumulam, chegando ao receptor ou ao ouvido em momentos diferentes, dificultando a compreensão ou compreensão.
A acumulação de ondas sonoras também aumenta a energia do som em uma sala. Esse acúmulo de energia eventualmente excitará a estrutura e aumentará o volume geral em uma sala. A reverberação em uma sala fará com que as pessoas levantem suas vozes na tentativa de compensar sua incapacidade de entender a fala. Adicionar absorção de som e ruídos em um espaço reduzirá as reverberações e fará com que as ondas sonoras se deteriorem a uma taxa mais rápida. Em espaços públicos, um tempo de decaimento confortável deve ser inferior a 2 segundos.
Bons projetos de arquitetura e acústica
O design e a arquitetura tem que ser considerados quando falamos em projetos de sonorização de ambientes. O projeto do ambiente deve levar em consideração a propagação do som de forma clara e inteligível, e quando você faz seu projeto com especialistas (assim como todo o time da Fine Sound), você tem isso garantido. Com experiência no mercado de auditórios, nossa expertise em compatibilizar os elementos de arquitetura com o sistema de sonorização, pode trazer a combinação perfeita para que os frequentadores do local não saiam decepcionados.
Seja qual for o seu objetivo, o seu auditório pode oferecer ainda mais para seus frequentadores! A Fine Sound é especialista no assunto de sonorização, e podemos cuidar do seu projeto. Entre em contato conosco hoje mesmo!
Confira também no blog da Fine Sound: Como saber quando o meu sistema de sonorização precisa de manutenção
Texto produzido pela A&P Web para a Fine Sound.