Texto por Via Carreira – Sabe quando você precisa realizar uma determinada tarefa, mas fica adiando o máximo possível? Então, isso é procrastinar. A procrastinação nada mais é que o ato de adiar as tarefas ou prolongar o máximo possível a resolução de problemas. Não procrastinar no trabalho é fundamental para o sucesso em qualquer carreira.
Confira também no blog da Fine Sound: Ouvir música no trabalho melhora o humor, aumenta a concentração e até a produtividade
A procrastinação pode aumentar o nível de estresse de um indivíduo, comprometer a produtividade e ainda implicar no bem-estar. Realizar os afazeres de última hora, interfere na qualidade do resultado do trabalho. E as consequências vão além, já que um trabalho mal-feito impacta completamente na equipe e pode prejudicar todo um setor. Por essa razão, é tão importante saber como não procrastinar no trabalho.
Mas, antes de partimos para as dicas, conhecer as causas da procrastinação pode ajudar a encontrar soluções para o seu caso. Geralmente, ela está relacionada aos seguintes fatores:
- medo do fracasso;
- perfeccionismo;
- barreiras emocionais;
- a falsa ideia de falta de tempo;
- para evitar desconforto ou encarar problemas;
- tarefas monótonas;
- personalidade.
Descubra como não procrastinar no trabalho
1 – Tenha metas e objetivos claros
Conhecer bem suas metas contribui para o aumento da produtividade, pois há um objetivo claro do que é necessário ser feito para você chegar lá. Ou seja, se você quiser uma promoção ou aumento, deve realizar as atividades estipuladas nos prazos propostos.
Por essa razão, as metas são tão importantes para empresas que desejam ter foco em resultados.
Mas, ainda que a sua companhia não tenha estipulado metas para você, é interessante que você trace seus próprios objetivos. Acredite, se desafiar a cumpri-los é capaz de acabar com a procrastinação. Isso inclui, por exemplo, criar metas diárias. Assim, é mais fácil realizar todas as suas tarefas cotidianas, sem deixá-las para o amanhã.
2 – Cronometre seu tempo
Outra alternativa inteligente para acabar com a procrastinação é estipular um prazo para acabar certa atividade e acionar um cronômetro. Desta forma, você se sente determinado a finalizar a tarefa no tempo que você estipulou e começado a produção, há menores chances de pará-la na metade.
3 – Defina prioridades
Há pessoas que procrastinam atividades mais complicadas, mas não veem problema em iniciar as tarefas mais simples. Depois, acabam com aquela sensação, descrita acima, da falsa sensação de falta de tempo, pois estavam ocupados demais realizando outras atividades.
Para esses casos, definir uma à três prioridades é uma excelente saída. Determine que você não poderá iniciar nenhuma outra tarefa enquanto não finalizar as suas atividades prioritárias.
4 – Seja menos exigente com você mesmo
Como vimos, um dos motivos da procrastinação é o perfeccionismo. Com o desejo de querer criar algo perfeito, é mais difícil iniciar qualquer atividade, pois há o receio que o resultado não seja bom o suficiente ou de fracassar.
Mas, tenha em mente que todo trabalho pode ser aperfeiçoado no decorrer da criação, mas para isso é necessário dar o primeiro passo.
5 – Faça pausas estratégicas
O cérebro humano só consegue se concentrar em um único objeto por cerca de 50 minutos a 60 minutos consecutivos. Por essa razão, definir pausas estratégias também surte efeitos positivos para acabar com a mania de procrastinar.
Para isso, você pode definir sua jornada de trabalho em blocos: a cada 60 minutos trabalho, 10 minutos de descanso. Com o cérebro com maior disposição torna-se mais fácil voltar a produzir e vencer a procrastinação.
6 – Aumente seu foco com música
Quando a procrastinação está vinculada a falta de concentração, principalmente em ambientes de trabalho com muito barulho e assuntos paralelos, como no caso de coworkings e escritórios abertos. Para isso, uma alternativa interessante de como não procrastinar é ouvir música com fones de ouvido. Assim, é mais fácil manter-se focado na tarefa que deve ser desenvolvida.
7 – Elimine distrações
Muitas vezes, a procrastinação está relacionada às distrações. Deixamos de iniciar uma tarefa, por nos distrairmos em redes sociais ou com uma conversa no ambiente de trabalho.
Para não ficar sujeito às distrações que roubam sua atenção, elimine-as. Para as conversas, novamente a música pode ser a sua aliada. Já no caso de redes sociais, saia das suas contas ou simplesmente fecha as janelas, mantenha seu celular desligado ou só retire as notificações.
8 – Não comece seu dia procrastinando
Uma das formas de como não procrastinar é seguir uma dica básica, que pode interferir positivamente em toda a sua jornada de trabalho: evitar iniciar o dia procrastinando. Por exemplo, nada de adiar o despertador por mais cinco minutos ou deixar para resolver algo importante logo pela manhã.
Quando a primeira tarefa que realizamos no dia é adiada, todas as nossas atitudes tendem a refletir esse costume ao longo do dia. Por isso, é tão importante eliminar essa mania logo no primeiro momento.
9 – Quando necessário, peça ajuda
Vale destacar também que outro fator que contribui para a procrastinação é o receio de pedir ajudar. Quando temos uma tarefa difícil para realizar ou um problema muito complicado para solucionar, que não conseguimos resolver sozinhos, devemos aceitar nossas limitações e pedir ajuda para os colegas de trabalho ou líderes.
Desta forma, você irá se deparar com novas perspectivas para lidar com as suas atividades e conseguirá desenvolver o seu trabalho com maestria.
10 – Força do hábito
Na verdade, a procrastinação não passa de uma mania. Portanto, você pode utilizar a força do hábito para conquistar o efeito contrário e tornar-se mais produtivo. Ao seguir todas essas sugestões, diariamente, em determinado momento realizar suas atividades sem adiar se tornará um hábito.
Fonte original do texto: Via Carreira
Confira também no blog da Fine Sound: Como a sonorização pode valorizar seu estabelecimento