Muitas vezes a sonorização ambiente do local onde estamos nos transporta mentalmente. Seja para lembrar momentos que foram muito prazerosos ou pessoas importantes. Basta o primeiro acorde da música, para nos sentirmos acolhidos pelas nossas memórias.
Por isso, aproveitar essa conexão musical é uma estratégia e tanto para restaurantes, já que é importante para os negócios que os clientes se sintam acolhidos no local. Se você é dono de estabelecimentos como esse, fique conosco para entender a importância da música ambiente para restaurantes.
Como a sonorização ambiente influencia as vendas
A relação das pessoas com a música é sempre sentimental e, consequentemente, interfere no humor e na disposição para realizar coisas como escrever, se exercitar, relaxar e… consumir! É a partir dessa ideia que você saberá compreender melhor como o projeto de sonorização pode influenciar as vendas do seu negócio.
O entendimento é simples: uma trilha sonora certa preencherá o silêncio e tornará o ambiente mais acolhedor. Mas há mais coisas a serem observadas quando falamos de música ambiente nos restaurantes. Pode influenciar o humor do cliente, modificar o comportamento da equipe da cozinha, tornando-a ainda mais produtiva e ajuda a criar vínculo entre os clientes, estimulando a conversa.
Como escolher a trilha certa para seu restaurante
Como vimos, a música certa pode fazer o efeito esperado nas pessoas. Por isso, o gosto musical do gestor nunca deve ser o parâmetro para a escolha da sonorização para restaurantes. Afinal, todas as decisões da empresa devem girar em torno do cliente e do que vai deixá-lo mais satisfeito.
Estudos mostram que o real objetivo ao implantar a música ambiente no restaurante é alinhar o ritmo ao estilo do local e aos objetivos a serem alcançados. Para isso, o gestor precisa levar em consideração alguns aspectos, como:
- Estilo do local. O tipo da sua gastronomia pode ajudar muito a criar a atmosfera ideal. Comida japonesa e nordestina, por exemplo, pedem um ritmo musical específico.
- Perfil do cliente. Uma opção é você se guiar pela idade do seu público e confiar na generalização: clientes jovens, vão gostar de músicas do momento. Já os mais velhos, dos clássicos, e por aí vai. Outro caminho é perguntar aos clientes mais antigos o que eles gostariam de ouvir.
- Horário do dia. A sugestão é pensar a música como se fossem pessoas. Durante a manhã, por exemplo, ela estaria acordando, por isso, teria que ser mais suave.
Erros mais comuns relacionados a música ambiente nos restaurantes
Independente do estilo do seu público-alvo ou do clima do restaurante, o bom senso deve sempre imperar. Isso significa que a música alta nunca deve ser uma opção, porque atrapalha a conversa entre os clientes. O que não contribui nem um pouco para o objetivo final: manter os clientes satisfeitos e consumindo.
Outro erro muito comum dos gestores de restaurantes é substituir a playlist pelo rádio. As propagandas tendem a cortar o clima proporcionado pela música, além de não ter o controle da programação musical.
Esperamos que você tenha entendido a importância da música ambiente para o seu negócio. Aproveite as nossas dicas e transforme o seu espaço em um local ainda mais agradável e atraente para os clientes.