Contar com sonorização ambiente em uma estabelecimento comercial, e até mesmo em uma empresa, é útil para deixar o local mais agradável tanto para clientes quanto para funcionários (por meio da emissão de música), além de ser uma excelente ferramenta para transmitir mensagens, anúncios e promoções.
Confira também no blog da Fine Sound: 3 motivos para controlar o barulho na loja
Além disso, a sonorização valoriza o local, contribuindo para que as pessoas que trabalham ou o frequentam sintam-se bem de estar ali. Hoje vamos comentar como a sonorização influencia as pessoas em um estabelecimento de modo que o trabalho e a imagem do local sejam mais agradáveis. Confira!
Conforto acústico
Estabelecimentos comerciais e empresas geralmente estão localizados em zonas movimentadas, onde a poluição sonora é alta. Se seu estabelecimento conta com um bom sistema de sonorização, as pessoas que o frequentem provavelmente vão se sentir aliviadas de entrar nele e poderem escutar um som ambiente agradável.
É claro que, para que esse feito seja conseguido, é necessário integrar muito bem o projeto acústico do local com o projeto arquitetônico, de modo a garantir que o som se distribuirá pelo ambiente de maneira uniforme, sem a necessidade de usar volume muito alto. Assim, os acabamentos precisam ser apropriados, bem como os equipamentos sonoros.
Se o projeto de sonorização consegue cumprir com esses aspectos, a sonorização realmente vai gerar um conforto acústico que levará as pessoas a quererem passar bastante tempo no seu local — e é claro que isso, provavelmente, significará mais vendas ou mais negócios para a empresa.
Produtividade
A maioria das pessoas acredita que trabalhar enquanto se escuta música implica em menos concentração. Na verdade, a música, para muitas pessoas, é um bom gatilho de motivação e, consequentemente, de produtividade.
Isso ocorre pois a música ativa o cérebro e o faz liberar um hormônio chamado dopamina, que tem o efeito de nos injetar mais ânimo. Assim, muita gente rende mais ao escutar música porque está mais feliz.
É claro que o uso da música ambiente no momento do trabalho precisa ser feita com bom senso. Em escritórios, por exemplo, ela não deve ser muito alta pois isso pode atrapalhar em momentos de leitura, escrita ou de interação entre as pessoas.
Uma boa ideia é ter uma espaço na empresa — como o refeitório ou uma zona de descanso — onde a música possa ser tocada de forma mais livre. Assim, as pessoas repõem as energias na hora que estiverem almoçando ou fazendo um intervalo.
Em comércios já é possível deixar a música ambiente mais alta, pois o trabalho é mais mecânico, não envolve tantas atividades de concentração. Mas, é importante também ter o bom senso em alguns aspectos, como a escolha adequadas dos estilos musicais a serem tocados e o controle do volume de modo que não atrapalhe a comunicação entre clientes e funcionários.
Com a música ambiente, seus funcionários estarão mais motivados, executarão melhor suas atividades e isso será notado pelos clientes e empresas para as quais você vende ou presta serviço.
Se você está considerando adotar a sonorização no seu estabelecimento, recomendamos que leia um material mais detalhado que temos sobre o tema: nosso Superguia Sobre Sonorização de Empresas. Faça já o download, é grátis!
Confira também no blog da Fine Sound: Música ambiente em restaurantes: o que tocar?
Texto produzido especialmente por A&P Web para a Fine Sound.