A sonorização ambiente é um conceito simples de ser explicado mas difícil de ser executado com precisão.
Na teoria, trata-se de desenvolver um projeto sonoro que conte com os equipamentos certos que serão estrategicamente espalhados em um ambiente, de modo a permitir que, de qualquer canto desse local, as pessoas escutem canções e mensagens sonoras de forma uniforme, clara e agradável.
Confira também no blog da Fine Sound: Música ambiente em restaurantes: o que tocar?
Na prática, porém, a sonorização ambiente exige uma combinação de saberes teóricos, tais como conhecimentos sobre o comportamento do som, sobre a estrutura da onda sonora, sobre a função de cada equipamento, entre outros.
É por isso que contar com uma assessoria profissional é a melhor escolha para você. Essa é a única forma de garantir que o resultado final do projeto de sonorização será a transmissão do conteúdo sonoro sem ruídos, no volume adequado e atendendo à finalidade necessária.
Quais estabelecimentos precisam de sonorização ambiente
Agora, você deve estar pensando o seguinte: mas a sonorização de ambiente serve para que tipos de locais?
O mais óbvio é associar esse elemento a ambientes onde o som é uma ferramenta de trabalho, como em baladas ou teatros. Você provavelmente lembrou, também, de lojas, shopping centers e supermercados, onde sempre há transmissão de música ou de mensagens por meio de um sistema de sonorização.
Mas saiba que a sonorização ambiente não se limita a esses locais. Aqui na Fine Sound já fizemos projetos para os mais variados tipos de empresas e lugares, tais como:
Por que investir em sonorização ambiente
As empresas que investem na sonorização ambiente muitas vezes o fazem por necessidade, como no caso de tribunais do júri, em que a sonorização é o que garante que todos os participantes possam acompanhar os julgamentos com clareza e atenção.
Já outras empresas decidiram investir nesse elemento por uma questão de estratégia de marketing. Sabia que existe um ramo do marketing especializado em divulgar marcas e produtos por meio do estímulo aos nossos sentidos básicos (visão, audição, tato, paladar e olfato)? É o chamado “marketing sensorial”.
Quanto se trata dos estímulos à audição, a sonorização ambiente é a ferramenta que permite pôr essas estratégias de marketing sensorial para funcionar. Algumas vantagens de investir em sonorização ambiente no seu estabelecimento são:
- deixar o ambiente mais relaxado e agradável aos clientes;
- estimular, nos clientes, comportamentos específicos de acordo com o momento (mais vontade de comprar; consumir com mais lentidão ou com mais rapidez; etc.);
- definir a personalidade da sua marca (o tipo de música escolhida ajudar a reforçar que tipo de mensagem sua marca quer passar);
- selecionar o público que você quer no seu estabelecimento (a tendência é quem se identifique com o tipo de música frequente e compre seu produto ou serviço).
Investir na sonorização ambiente só traz vantagens para o seu negócio. Portanto, invista hoje mesmo! Entre em contato com a Fine Sound e deixe seu projeto na mão de profissionais gabaritados: (11) 3564-4939 | (11) 2028-5318.
Confira também no blog da Fine Sound: Ebooks gratuitos sobre sonorização: conheça os materiais produzidos pela Fine Sound!