As especialidades médicas e odontológicas oferecem um serviço no qual a experiência dos pacientes é muito relevante para sua fidelização e recomendação. Se fica satisfeito, o paciente regressa ao consultório e o recomenda a amigos e familiares. Mas, ele faz justamente o contrário caso a experiência não seja boa.
Confira também no blog da Fine Sound: Qual o sabor do seu ritmo favorito? Algoritmo transforma música em receita
Por isso, um consultório não pode abrir mão de usar ferramentas que contribuam para criar uma atmosfera agradável e que tendam a diminuir a ansiedade que o paciente sente ao submeter-se a tratamentos de saúde.
Mesmo existindo muitos fatores que intervêm nessa situação, alguns estudos já demonstraram que a música em consultórios é uma terapia efetiva e que, sem dúvidas, ajuda os pacientes a controlarem a ansiedade e o estresse, principalmente aquelas pessoas que têm algum tipo de fobia relacionada ao tratamento a ser recebido.
Além disso, se o tipo de música é adequado, a fidelidade do paciente pelo consultório aumentará significativamente. Quer ver, então, que tipo de música é a mais bacana para tocar no seu consultório? Confira a seguir as sugestões que damos para algumas especialidades.
Consultório odontológico
Em consultórios odontológicos é comum encontrar pacientes com alto nível de apreensão ou ansiedade. Isso ocorre pois as pessoas previamente se sentem incomodadas ao saberem que estão prestes a fazer qualquer tipo de tratamentos bucal.
Para que esses sentimentos negativos não sejam potencializados dentro do consultório, o ideal é preparar o ambiente com músicas relaxantes, especialmente as de ritmos mais lentos, como: música clássica, música instrumental, bossa nova e sons da natureza.
Evite deixar rádio sintonizada no escritório, pois as interrupções para propagandas, e as propagandas em si, podem deixar o paciente ainda mais irritadiço, o que atrapalha tanto o bem-estar dele quanto a execução do trabalho pelo dentista.
Consultório psiquiátrico e psicológico
As especialidades de psiquiatria e psicologia têm uma relação mais íntima com a música visto que esse elemento é, muitas vezes, usado como forma de tratamento (musicoterapia).
Assim, em consultórios desse tipo, o estilo musical a ser tocado vai estar relacionado ao paciente ou ao grupo de pessoas que esteja em tratamento. Psicólogo e paciente, em conjunto, podem escolher as canções usadas durante as sessões de acordo com experiências e gostos pessoais.
Se a pauta do encontro é um acontecimento ou lembrança específica, uma música relacionada ao fato pode aliviar as saudades, ajudar a superar traumas ou trazer a tona memórias importantes. Em situações de mais estresse, a música ambiente escolhida pode aumentar a quantidade dos hormônios serotonina e endorfina, que aliviam, também, insônia, angústia, entre outros problemas.
Sala de espera de hospital
A sala de espera de um hospital costuma ser frequentada por dois tipos de pessoas: as que se sentem mal e as que são acompanhantes. Nos dois casos, essas pessoas têm algo em comum: estão tensas e preocupadas.
Com isso, na sala de espera, vale a mesma regra do consultório de dentista: o ideal é optar por música mais lenta e relaxante, como a MPB e a música clássica instrumental.
Os estímulos cerebrais causados pela música ajudaram as pessoas a se acalmarem, afastarão sensações relacionadas ao medo e deixarão o cérebro mais ativo para compreender tudo o que for explicado no momento da consulta.
Além dos estilos musicais sugeridos, é importante ter em consideração também a adequação da música ao perfil dos pacientes: de que faixa-etária fazem parte? Se você atende crianças e jovens, pode intercalar músicas um pouco mais animadas na playlist do consultório. Considere também os gostos e o tipo de pessoas que você quer atrair.
Por fim, para que a veiculação de música em consultórios seja uma realidade, recomendamos investir em um bom sistema de sonorização. Assim, o conteúdo musical poderá ser desfrutado com muito mais qualidade. Quer conhecer um exemplo de sonorização ambiente de consultório? Veja nosso texto sobre o projeto feito na Clínica Sou Smile.
Confira também no blog da Fine Sound: As músicas que estão substituindo a marcha nupcial no casamento
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.