Texto por O Livre – Na oficina, os profissionais da unidade conseguem identificar sentimentos que muitas vezes não são expressados durante as consultas.
Confira também no blog da Fine Sound: Como escolher a música de fundo certa para restaurantes
Caixa de som, microfone e violão são ferramentas utilizadas por profissionais do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CAPS), em Sinop, que as têm utilizado no acompanhamento de pacientes com transtorno mental ou dependência de álcool e drogas.
A oficina Música Terapia, incentiva os participantes a expressarem suas emoções. De acordo com a coordenadora do CAPS,, Amanda Machado Maciel, a terapia com música é realizada há dois meses e já é notável a evolução dos pacientes.
“Na oficina, os profissionais da unidade conseguem identificar nos pacientes sentimentos que muitas vezes não são expressados durante as consultas. “Eles ficam livres para cantar o que tem vontade, seja gospel, rap, samba ou sertanejo. Com isso eles expressam suas dores e alegrias, facilitando que a equipe multiprofissional consiga trabalhar na área em que o paciente mais necessita, porque muitas vezes há um bloqueio e a pessoa em tratamento não consegue desabafar durante a consulta”, explica a coordenadora.
O grupo é composto com aproximadamente 13 pacientes e a terapia é realizada todas as terças-feiras a partir das 14h.
Operando no atendimento de cidadãos com diferentes transtornos, em situação de conflito mental, a unidade tem à disposição uma equipe médica de dois psicólogos, dois psiquiatras, um psicopedagogo, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem que atendem desde uma simples consulta, até um tratamento mais avançado.
Fonte original do texto: O Livre
Confira também no blog da Fine Sound: Barulho demais afeta coração; veja este e mais 5 fatores de risco ignorados