Texto por JoinPoster – Você consegue imaginar o mundo sem música? Bem, nós também não. A música toca em todos os lugares: nas casas das pessoas, nas ruas, nos restaurantes e cafés, e geralmente em todos os fones de ouvido.
Confira também no blog da Fine Sound: Origem da música: quando surgiu essa expressão cultural?
Mas você já pensou por que em certos lugares um certo tipo de música é tocado?
E isso sempre tem um propósito! Por exemplo, na rua ou em um shopping, a música forma uma barreira de som que separa as pessoas do ruído de fundo e cria a atmosfera certa.
Restaurantes de fast food precisam de pessoas para comer rápido e ir embora, enquanto que para restaurantes e cafés, é importante que os hóspedes relaxem, permaneçam mais tempo e façam o pedido novamente. Então, ao escolher a música de fundo de um restaurante, você precisa considerar um grande número de fatores.
Como o comportamento do cliente é afetado pela escolha da música do restaurante
Como escolher a música de fundo certa para restaurantes? Antes de mais nada, tenha em mente que a música de fundo, assim como o design de interiores, afeta o humor das pessoas: faz você pensar, fica triste, feliz ou sonhador, relaxado ou ansioso para dançar.
Há uma variedade infinita de gêneros musicais e cada um deles tem um efeito individual. Dependendo de como você deseja influenciar seus visitantes, cada tipo de restaurante precisa de uma lista de reprodução pessoal.
Táticas de música de fundo do restaurante
A música pode atrair convidados para o seu restaurante ou fazê-los querer sair o mais rápido possível.
Há muitas razões para este último, por exemplo, quando é muito barulhento em ambientes fechados, ou você toca um gênero que não combina com o conceito do restaurante ou a transmissão de música tem uma qualidade de som horrível. Para ajudá-lo a evitar esses erros, decidimos categorizar a música de fundo de acordo com os diferentes tipos de restaurantes.
A combinação certa de decoração, culinária e música alcançará o resultado desejado, criando a atmosfera e o clima certos para seus convidados.
Música ambiente para um café
Uma cafeteria é um bom lugar para reuniões, encontros, horas frias depois de passear pela cidade, ou para uma parada rápida para tomar um café. Um lugar com a atmosfera certa, um pequeno espaço aconchegante, um interior elegante, uma equipe educada e discreta não estará completa sem boa música.
O principal é que a música do restaurante não deve ser irritante: o hóspede não precisa pensar muito sobre a música ou se distrair com ela. E o silêncio também não serve.
Normalmente, os gêneros leves de música eletrônica ( acid jazz , deep house ) adequam-se melhor às cafeterias. Apesar do fato de que esses gêneros foram criados para dançar, eles são discretos. Então não se preocupe, muito provavelmente seus visitantes não começarão a dançar com o café em suas mãos (o que pode ser divertido, a propósito). Por outro lado, as pessoas não vão adormecer! Você pode misturar gêneros diferentes, por exemplo, minimal e jazz house ou trip hop e downtempo são uma boa opção para as noites.
Muitos cafés e donos de restaurantes, em geral, consideram um gênero ambiental como a melhor música de fundo. Na realidade, no entanto, essas faixas geralmente estão saturadas de transições harmônicas suaves, sons da natureza e vozes borradas. Para alguns, este pode ser o cenário perfeito, mas, novamente, o propósito de uma cafeteria não é colocar os hóspedes para dormir, mas manter um clima alegre.
Não toque tendências de dança recentes, como uma casa progressiva , electro house , techno e house francesa . Eles são mais dinâmicos, e os gêneros musicais modernos não deixam seus convidados relaxarem, especialmente se tiverem chegado por pouco tempo. Isto é especialmente verdadeiro à noite, quando a maioria de seus convidados já tiveram um dia agitado e tudo o que eles querem é relaxar um pouco e conversar com colegas ou amigos. Apesar de todas as mudanças, e repensar o conceito do café, ele ainda está associado ao relaxamento, então não estrague essa correlação.
Escolher a música de fundo certa sempre ajudará você a criar a atmosfera certa, enquanto os experimentos podem assustar os convidados em potencial e deixar apenas um público-alvo limitado. Claro, se você tem algum conceito em particular relacionado ao estilo de um determinado gênero musical, então faça! Mas estes são casos especiais, onde tudo, começando com o uniforme da equipe e terminando com a música, é feito de acordo com um conceito existente.
Música ambiente para um bar ou pub
Bares e pubs são o oposto completo; eles estão sempre cheios de encontros barulhentos. A música de fundo perfeita para os bares é basicamente qualquer tipo de rock: rock clássico, rock’n’roll, hard rock, alternativo, britânico, indie , etc.
Essas coisas que são adequadas para um café não funcionam aqui. As pessoas chegam aos bares definitivamente para não se sentarem em silêncio; Eles querem beber um par de óculos e ter um tempo fabuloso. Gêneros de dança como drum’n’bass ou disco dos anos 80 não cabem aqui. Para fazer seus convidados querem dançar, é melhor ir para rockabilly, ska punk, punk de dança , etc Eles trabalham especialmente bem se você tiver o espaço e equipamentos para shows ao vivo e sessões de rock.
Música ambiente para um restaurante
Talvez a escolha mais difícil de música ambiente apareça quando você possui um restaurante. A lista de reprodução de restaurantes é um pouco semelhante a cafés e lanchonetes, mas com ênfase em instrumentos ao vivo , em vez de eletrônicos. Soft jazz e música clássica são escolhas perfeitas.
Ao mesmo tempo, nos finais de semana, os restaurantes de luxo podem oferecer aos hóspedes recitais clássicos ao vivo. Por via de regra, estes serão duetos de piano e violino. Os ventos também são ótimos! Não misture jazz e música clássica. É necessário ter um pequeno intervalo entre duas listas de reprodução ou uma transição suave e silenciosa.
Um restaurante de alta qualidade é um lugar onde as pessoas vão gastar dinheiro e receber serviços de alto nível. Ninguém vem apenas para um café ou uma espera de 20 minutos até que a chuva pare. Há sempre uma ocasião especial quando as pessoas visitam um restaurante de luxo: uma data, reunião de negócios, celebração, aniversário, etc. Portanto, a música de fundo do restaurante deve ser apropriada.
Música ambiente para um fast food
Finalmente, aqui estamos nós, no único lugar onde todas as melhores canções pop deveriam estar. Chegando a um lugar de fast food, tudo o que as pessoas querem é pegar algo para comer e sair. Não há tempo para relaxar com uma xícara de café enquanto aguarda risoto com ostras.
A música deve afetar positivamente o humor de uma pessoa, por isso não escolha músicas tristes e lentas. A música de fundo para fast food deve ter como objetivo criar uma atmosfera de “comer e ir”. Os estilos de música popular aqui são: R’n’B, hip-hop, house progressivo, electro house, pop, dance, eletrônico . Basicamente, qualquer música de hip-hop e dance vai caber (exceto dubstep, breakbeat ou trap ).
Fonte original do texto: JoinPoster
Confira também no blog da Fine Sound: Barulho demais afeta coração; veja este e mais 5 fatores de risco ignorados