Usar um sistema de sonorização profissional é uma forma de proporcionar a clientes e funcionários de uma empresa uma experiência mais agradável durante o tempo que essas pessoas encontram-se no local.
Confira também no blog da Fine Sound: Como cuidar e manter equipamentos de sonorização e vídeo ambiente
Para que essa sonorização seja efetiva, é preciso saber escolher da melhor maneira os equipamentos que farão parte desse sistema, além de instalá-lo da forma devida. É por isso que o mais recomendável é que uma empresa especializada faça o serviço.
Assim mesmo, quem vai acompanhar esse processo precisa ter noção de como ele deve funcionar. Neste post, trazemos algumas informações que podem ajudar você a entender o que é fundamental na hora de contratar um serviço de sonorização profissional. Continue a leitura para saber mais!
Sistema de sonorização profissional: conceito
Um sistema de sonorização profissional é um conjunto de equipamentos sonoros usado em um ambiente de trabalho para emitir músicas e outros conteúdos em áudio. A intenção, geralmente, é trazer conforto às pessoas, criando um ambiente mais agradável e acolhedor.
Projeto de sonorização: o que constar
A sonorização profissional de um ambiente começa com a criação de um projeto no qual será possível entender as necessidades e possibilidades do local a ser sonorizado. Nessa etapa, será preciso definir:
- o tipo de ambiente a ser sonorizado (loja, supermercado, escritório etc);
- a intenção da sonorização (transmitir música, fazer anúncios, dar orientações etc);
- elementos que podem afetar a sonorização (como nível de ruído, tamanho do local compatibilização com o forro, luminárias, parte elétrica, etc);
- orçamento estimado para o projeto;
- a estrutura do local e se será preciso adaptá-la de alguma forma.
Com essas questões esclarecidas, ficará mais fácil estabelecer quais equipamentos e demais elementos deverão compor esse projeto.
Sonorização profissional: equipamentos usados
Basicamente, a sonorização vai exigir o uso caixas de som conectadas a um aparelho que reproduzirá o conteúdo de áudio.
O tamanho das caixas varia de acordo com o local. Será preciso calcular o comprimento e a largura do ambiente e distribuir as caixas de modo que o som fique homogêneo, seguindo conceitos para atingir uma boa cobertura e pressão sonora
O equipamento que vai reproduzir o conteúdo poderá ser, por exemplo, um rádio, notebook, computador ou até mesmo um celular.
Para melhor qualidade e controle da sonorização, outros equipamentos poderão compor o sistema, e a empresa especializada será quem melhor poderá indicar quais equipamentos deverão ser usados.
Atualmente no mercado, é possível encontrar, por exemplo, desde equipamentos pequenos e fáceis de manusear, até caixa contra-intempéries, que podem ser usadas em ambientes externos ou úmidos, como piscinas.
O conhecimento dos pontos listados neste texto já são um bom começo para você que pretende contratar e acompanhar a instalação de um sistema de sonorização profissional. Quer aprender mais sobre a sonorização de ambientes e como aproveitá-la ao máximo? Então acompanhe sempre o blog da Fine Sound e nossas redes sociais!
Confira também no blog da Fine Sound: Qual é o melhor tipo de música para usar em academia?
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.