Texto por Medium – A música tem o poder de permear cantos vazios e preencher esses ambientes com a sua substância. Ela pode ajudá-lo a relaxar, deixá-lo em lágrimas ou fazer com que você se sinta vivo.
Confira também no blog da Fine Sound:Os diferentes formatos de arquivo de música explicados
Mas ela pode torná-lo mais produtivo?
Usamos música para definir o tom do nosso ambiente e nosso humor, seja para descontrair depois do trabalho ou dar uma festa. Mas em uma época em que muitos de nós passamos nosso tempo olhando para uma tela de computador, a música também se tornou um modo de escapar de distrações externas ou tarefas tediosas.
Então, quão útil é a música quando se trata de se concentrar no seu trabalho?
Vamos dar uma olhada na ciência por trás da música e da produtividade.
A música faz você ficar mais produtivo?
Teresa Lesiuk, professora assistente no programa de musicoterapia da Universidade de Miami, faz pesquisas sobre o efeito da audição musical no desempenho do trabalho. De acordo com a pesquisa do Dr. Lesiuk , aqueles que ouviram música completaram suas tarefas mais rapidamente e tiveram ideias melhores do que aquelas que não o fizeram em geral.
Mas existem alguns tipos de música que pioram a produtividade. Diversos estudos mostraram que a música popular interfere na compreensão de leitura e no processamento de informações.
Com base nesses estudos, a música pode ter um efeito positivo no seu trabalho. No entanto, seu efeito na produtividade depende da situação e do tipo de música.
Então, que tipo de música não funciona?
No trabalho, acho muito difícil me concentrar quando as pessoas estão falando. Da mesma forma, ouvir música com letras é quase tão perturbador.
Acontece que não estou sozinho. A música pode ser considerada uma forma de multitarefa, onde o ouvinte está alternando entre uma tarefa e a música, em oposição à música que simplesmente desempenha um papel de fundo.
Mais uma vez, isso depende do tipo de música e dos hábitos do ouvinte. O Dr. Haake faz pesquisas sobre audição musical no trabalho e identifica alguns fatores que podem determinar se a música distrai:
- Estrutura musical complexa. Músicas com uma estrutura musical mais complexa, como “Muffin Man” , de Frank Zappa, podem ser mais perturbadoras para os ouvintes quando comparadas às músicas com uma estrutura simples de três acordes, como “Leaving on a Jet Plane” , de John Denver .
- Letra da música. As letras podem distrair, pois fazem com que você se concentre na mensagem da música e interrompa sua linha de pensamento.
- Hábitos de escuta. Se alguém está acostumado a ouvir música enquanto trabalha, geralmente é mais benéfico do que distrair. O inverso é verdadeiro também.
- Dificuldade das tarefas. Se uma tarefa requer mais reflexão e foco, a música pode dificultar o trabalho eficiente.
- Ao controle. Quando a música é imposta a alguém, geralmente é mais perturbador do que se a pessoa tiver uma escolha no assunto.
Embora não seja um cenário de tamanho único, existem certos tipos de música que são melhores para ouvir enquanto você trabalha e que possam ajudar com a produtividade. Vamos analisar seus efeitos e como eles afetam você.
Que tipo de música funciona?
1. Música Clássica
Quando pensamos em música clássica, compositores como Bach, Vivaldi e Handel surgem em nossos pensamentos. Em um estudo , sete dos oito radiologistas descobriram que a música barroca aumentava o humor e a concentração em seu trabalho. Se você está procurando por onde começar, experimente o rápido “Four Seasons” de Vivaldi.
2. Música da natureza
Ouvir os sons da natureza pode melhorar a função cognitiva e a concentração. Sons calmantes, como água corrente, chuva e folhas farfalhando, funcionam bem, enquanto ruídos estridentes, como vaga de pássaros e barulhos de animais, podem ser uma distração.
3. Música Épica
A música épica pode fazer você se sentir como se estivesse fazendo algo grandioso para mudar o mundo. Ele capacita e levanta você. Então, se você está se sentindo cansado e sem inspiração durante o seu trabalho, tente ouvir algumas músicas épicas para lhe dar um impulso extra de motivação.
4. Músicas de Vídeo Game
A música dos videogames é uma ótima escolha, pois as composições são projetadas especificamente para melhorar sua experiência de jogo. Afinal de contas, é muito importante que você desvie desse fogo, ou manobre habilmente o seu caminho através de hordas de inimigos. Para começar, tente a trilha sonora Bastion , ou uma das trilhas sonoras do SimCity , para citar alguns.
5. Trilhas Sonoras Ambientais
Se você está estressado no trabalho, experimente música ambiente. Como Brian Eno, criador da Music for Airports, diz:
“Música ambiente deve ser capaz de acomodar muitos níveis de atenção auditiva sem impor um em particular; deve ser tão ignorante quanto interessante ”.
Outros tipos de música
Há uma série de outros tipos de música que você pode ouvir durante o trabalho, como música de meditação, blues ou jazz, para citar alguns. Se você quiser apenas se livrar de seus colegas de trabalho tagarelas ou da impressora próxima, use “ruído branco” para cancelá-los.
Experimente e veja o que funciona. Uma música suave e suave pode ajudá-lo a se concentrar e aumentar a produtividade no trabalho, enquanto uma peça de alta energia pode mantê-lo motivado.
E, claro, há aqueles momentos em que o silêncio é dourado.
Fonte original do texto: Medium – https://medium.com/@melissachu/5-types-of-music-that-increase-your-productivity-according-to-science-6214d5a5fe3f
Confira também no blog da Fine Sound: Você sabe a importância da música para malhar?