O tratamento acústico de um local é um componente importante do som ambiente, mas, infelizmente, algumas pessoas não valorizam esse ponto em seus projetos de sonorização.
Confira também no blog da Fine Sound: Som ambiente para pet shop e centros veterinários
O mais normal é que as pessoas se preocupem mais com os equipamentos (o painel de controle, os microfones e caixas de som, por exemplo), porque são os elementos que serão manipulados com frequência.
Mas, a acústica, para quem ainda não sabe, é muito mais importante do que parece. Todo projeto de sonorização tem por base as ondas sonoras que, por sua natureza, se resvalam nas extremidades do ambiente (no piso, nas paredes, no teto).
A não ser que o local tenha sido construído especificamente para lidar com essas reverberações, ele vai precisar de tratamento acústico.
Os problemas
O tratamento acústico de um ambiente não deve ser confundido com o isolamento acústico. Quando falamos do tratamento, não estamos nos remetendo a cobrir todo um local com espuma para que o som não passe de um lado a outro.
Em locais vazios, com forma quadrada ou retangular, se você fica no meio e aplaude, vai escutar um som de alta frequência que permanece soando: isso é o eco flutuante. Em locais sem tratamento acústico, o eco influencia na possibilidade de escutarmos com clareza música e outros sons.
Outro problema, esse em ambientes com paredes paralelas, são os chamados room modes em inglês. Esse conceito se refere a frequências que se chocam umas com as outras na hora que o som é reproduzido, o que incrementa essa frequência ou a diminui drasticamente.
A solução
O tratamento acústico é a solução para problemas como os citados anteriormente. O tratamento acústico significa usar produtos de absorção, difusão e reflexão em pontos determinados do local sonorizado.
Portanto, não se trata de deixar o local a prova de som, e sim saber instalar elementos que reduzam a quantidade de som que esteja reverberando pelo quarto, de modo a deixar a qualidade muito mais profissional e permitindo escutar os sons com muito mais precisão.
Materiais para tratamento acústico
Se você precisa fazer tratamento acústico em seu ambiente, os melhores produtos que pode adquirir são:
- painéis de absorção de espuma (para reduzir frequências médias e altas);
- painéis de absorção para frequências baixas;
- difusores (para espalhar o som).
Os painéis de absorção para frequências baixas geralmente serão necessários nos cantos do ambiente, local onde se acumulam, principalmente, todas as frequências baixas, o que causa grandes problemas na qualidade do som.
Investir em tratamento acústico pode ajudar bastante com a melhoria na qualidade do som ambiente do seu estabelecimento, o que garante a difusão mais clara de mensagens e conteúdo musical, deixando os ouvintes mais cômodos enquanto frequentam o local.
Para conseguir um bom tratamento acústico, recorra à ajuda de profissionais com expertise, como os técnicos da Fine Sound. Fale conosco para avaliarmos seu local e sugerirmos as melhores soluções: (11) 3564-4939 ou (11) 2028-5318.
Confira também no blog da Fine Sound: Como a sonorização pode valorizar seu estabelecimento