Em muitas empresas, a presença da música faz toda a diferença não só para atrair clientes, mas também para motivar funcionários. A música tem efeito positivo nas pessoas, pois, ao ouvi-la, o cérebro libera o hormônio dopamina (o mesmo que nos deixa felizes quando comemos algo que gostamos, por exemplo). É pensando em melhorar o humor dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade deles, que a sonorização de empresas vem sendo adotada.
Quer entender melhor o tema e conferir como a sonorização ajuda as pessoas a trabalharem mais felizes e a renderem mais? Acompanhe abaixo!
Combate ao tédio e ao estresse
Sabemos que os estabelecimentos comerciais, principalmente lojas e outros tipos de comércio, têm suas horas de pico e suas horas de calmaria. Nas horas de pico, o nível de estresse dos funcionários tende a se elevar, enquanto que nas horas de calmaria o tédio pode bater, devido ao movimento mais fraco.
Em um ambiente sonorizado, haverá diminuição considerável nessa oscilação de humor dos funcionários, favorecendo que eles passem a maior parte do tempo em um estado de ânimo positivo. Isso se refletirá, consequentemente, na qualidade da atenção que darão ao cliente.
Como já dito, a música libera dopamina, o hormônio da alegria, mas os efeitos positivos dela nos seres humanos não param aí: as melodias ajudam, também, com o raciocínio e a concentração, pois chamam a atenção do cérebro e o mantém focado no que está passando naquele momento. Assim, há menos probabilidade de que os funcionários fiquem perdidos em seus próprios pensamentos.
Ambiente positivo e clima amistoso
Outro ponto vantajoso de incluir música em um estabelecimento é que ela torna o ambiente de trabalho muito mais amistoso, favorecendo a interação e a comunicação entre os próprios funcionários e destes com os clientes. Trabalhar em um local em que se sinta alegre faz com que uma pessoa fique mais motivada e com vontade de permanecer naquela empresa, o que é favorável à organização, que conseguirá reter talentos e combater a rotatividade.
O que não pode ser esquecido é que a sonorização da empresa precisa ser feita respeitando o bom senso. Em um consultório médico, por exemplo, o volume da música deve ser mais baixo, além serem recomendados gêneros musicais mais tranquilos, para que as pessoas não estejam tensas no momento das consultas.
Já em uma academia, não pode faltar som alto e músicas alegres nas salas de exercícios, afinal, a música será usada como um estímulo a quem vai malhar. Em restaurantes, música ambiente sempre cai bem, mas em volume moderado, para não atrapalhar as conversas das pessoas.
É importante, também, adequar os gêneros das canções ao público e à proposta do local, respeitando os gostos dos consumidores. Também é válido optar por músicas que agradem aos funcionários, afinal, são eles que passam grande parte do tempo no estabelecimento e também precisam ser estimulados, positivamente, com a sonorização.
Está em busca de especialistas em sonorização de empresas que possam ajudar com seu projeto? Fale conosco! A Fine Sound está preparada para idealizar e implementar um projeto sonoro para seu estabelecimento. Ligue para (11) 2028-5318 ou deixe sua mensagem em nosso site.