Vira e mexe nós falamos aqui no blog da Fine Sound que há diversos estudos que comprovam que usar a sonorização ambiente e a música para vender mais é uma boa ideia para os estabelecimentos comerciais.
Confira também no blog da Fine Sound: Alerta ao ruído: ponto de atenção com a saúde do trabalhador
Se você sempre fica se perguntando “mas que estudos são esses?”, hoje vamos responder a essa pergunta. Confira abaixo os principais comentários sobre pesquisas sérias feitas nessa área e acesse cada um dos textos indicados para ler mais detalhes.
1. Heartbeats International
Até que ponto a música pode influenciar o comportamento de compra do consumidor dentro de um supermercado? Esta é uma das questões centrais de um estudo feito pela Heartbeats International com 100 consumidores na Suécia entre 16 e 64 anos de idade.
A pesquisa avaliou o impacto da música em diferentes empresas, de supermercados a shoppings, passando por restaurantes, hotéis entre outros. O estudo mostra que a música traz benefícios que vão além do bem estar do consumidor, atingindo também os colaboradores de forma positiva.
O dado mais importante deste estudo para as redes supermercadistas é que, ao tocar as músicas certas no ambiente das lojas, o consumidor tende a ficar mais tempo dentro dos pontos de venda.
Os dados colhidos pela Heartbeats International apontam que 4 a cada 10 consumidores de supermercados permanecem mais tempo em ambientes com música, chegando a 50% no grupo de consumidores entre 16 e 24 anos.
Para ler mais detalhes sobre esse estudo, acesse nosso texto sobre como a música estimula o comportamento nos supermercados.
2. Ronald E. Milliman
O pesquisador Ronald E. Milliman escreveu, em 1982, o estudo Using background music to affect the behavior of supermarket shoppers (O uso da música ambiente para afetar o comportamento de compradores em supermercado).
Como resultado desse estudo, Milliman, verificou o aumento de 34% no tempo de permanência dentro de um supermercado e o aumento de 38% nas vendas quando o estabelecimento utilizou-se de músicas lentas. Excelente, não é mesmo?
Além disso, a trilha sonora pode ser uma ferramenta de Branding, já que estilos, artistas e até o volume das músicas devem somar na percepção de valor que a marca busca, ou seja, uma boa playlist deve respeitar o gosto do consumidor e associar-se à identidade da marca.
Para conhecer melhor o estudo de Milliman, confira nosso texto sobre como música em lojas ajuda a vender mais.
3. Adrian North
Em um estudo feito por Adrian North, professor de Psicologia da Música da Universidade Curtin, em Perth, na Austrália, ele concluiu que estabelecimentos comerciais utilizam o recurso da música para vender mais.
A pesquisa realizada por North mostrou que, em um restaurante inglês, por exemplo, os clientes gastaram em média 2 libras a mais por pessoa quando escutaram música clássica em vez de pop.
Outro experimento feito por ele apontou que as percepções de sabor também são alteradas. Canções “suaves” fizeram com que pessoas avaliassem um vinho como “suave”. E um som mais “intenso” fez com que o vinho fosse classificado como… “intenso”.
Ainda, North afirma que “a música clássica aumenta as vendas de produtos mais caros, enquanto música sertaneja aumenta as vendas de produtos úteis”.
Quer ver mais resultados dos estudo desse especialista? Então leia também sobre como a música que toca na loja influencia suas compras.
4. Agência WebpageFX
A sonorização ambiente não afeta apenas os clientes, ela pode ser, também, uma boa tática para melhorar o desempenho dos seus colaboradores.
Você, como chefe, olha de cara feia toda vez que um funcionário está usando fones de ouvido no trabalho? Pois saiba que, de acordo com um estudo da agência WebpageFX, publicado no LinkedIn, 90% dos entrevistados consideram-se mais eficientes quando estão escutando música; 61% afirmam ficar mais felizes e produtivos ao ouvir canções no escritório; e 88% confirmam produzir de forma mais minuciosa enquanto os fones estão funcionando.
Ouvir música libera dopamina, um dos neurotransmissores responsáveis por prazer e motivação, reduz estresse e ansiedade, e auxilia na memória. Além disso, as letras das músicas podem ativar os centros de processamento de linguagem no cérebro: ou seja, as canções preferidas das pessoas também têm a capacidade de melhorar o humor.
Agora que você já está bem embasado e confirmou que, realmente, é boa ideia usar sonorização ambiente e música para vender mais na sua loja ou empresa, que tal começar o seu projeto de sonorização?
Entre em contato com a Fine Sound e conte com os melhores especialistas no assunto. Atendemos em todo o Brasil!
Confira também no blog da Fine Sound: Ouvir música no trabalho melhora a produtividade?
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.