Provavelmente, há mais de 50 mil anos está o marco de origem da música na história da humanidade. Isso aconteceu porque foi mais ou menos nessa época que as tribos humanas, que antes eram nômades, passaram a se estabelecer em determinados locais, adotando um estilo de vida sedentário.
Confira também no blog da Fine Sound: Barulhos do cotidiano contribuem para o aumento do estresse
Com isso, puderam estar mais atentas a tudo o que acontecia ao se redor e podiam dedicar tempo para atividades de ócio e lazer, não apenas às atividades de sobrevivência.
Foi na região dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, do Rio Nilo, no Egito, e do Rio Amarelo, na China, em que as civilizações foram pioneiras em muitos feitos, dentre eles a confecção de metais, de carros de roda, a invenção da escrita, da aritmética e também do nosso tema principal de hoje: a música.
Música, natureza e comunicação
Muitas teorias etnomusicológicas defendem que o Homo Sapiens baseou seus primeiros sons na natureza, imitando barulhos de animais e de outros elementos, como trovões ou cachoeiras.
A princípio, esses sons ajudaram a constituir as linguagens primitivas (a fala propriamente dita), incentivando o ser humano a usar sua voz. Com isso, logo as pessoas se deram conta de que eram capazes de alterar o tom de voz e prolongar ou estreitar a duração de cada som, o que os levou à percepção de ritmos.
O ser humano se deu conta, também, da possibilidade de usar o som da voz como forma de comunicação, passando a usar combinações específicas de ruídos para marcar situações coletivas, como enterros, caças, ritos de fertilidade etc.
A princípio, os homens usavam apenas sua própria voz e outras partes do corpo (percussão corporal) para produzir música. Pouco tempo depois, começaram a inventar os primeiros instrumentos musicais, como harpas primitivas, flautas e caixas de percussão (já foram encontradas pinturas e restos arqueológicos da Era Paleolítica que demonstram a existência desses materiais).
A palavra “música”
Apesar de a música tem surgido na Idade da Pedra, ela só passou a ser um conceito e a ser estudada pelas sociedades ocidentais tempos mais tardes, na Grécia Antiga. De fato, a palavra “música” deriva do termo grego mousikê, que significa “arte de musas”.
O mais provável é que a música tenha sido associada às musas justamente porque, desde que foi inventada, ela passou a estar presente principalmente em rituais ligado às religiões das tribos humanas. Como na Grécia as musas eram seres divinos, esse tipo de arte passou a estar intrinsecamente associado a elas.
A Grécia teve ainda outro papel importante para a história e o desenvolvimento da música: a descoberta das notas e dos intervalos musicais, que foi feita pelo filósofo Pitágoras.
Você conhecia a origem da música? Imaginava que esse elemento tão presente e importante atualmente fosse tão antigo quanto a humanidade? Se a música é parte essencial da sua rotina, você precisa acompanhar nosso blog e nossas redes sociais. Todas as semanas trazemos informações e notícias relevantes sobre esse tema. Não perca!
Confira também no blog da Fine Sound: 5 instrumentos musicais diferentes pelo mundo
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.