Texto por Casa e Jardim – Um estudo comprovou que escutar músicas animadas antes e durante os treinos ajuda na motivação e no desempenho.
Confira também no blog da Fine Sound: Sonorização ambiente em farmácias e drogarias
Que as batidas das músicas são contagiantes não podemos negar, mas será que as canções que escutamos ao praticar exercícios têm alguma influência sobre o nosso desempenho? Pesquisadores das universidades de Verona e de Milão, na Itália, dedicaram-se a medir a performance de indivíduos durante o treino ao escutar canções com ritmos acelerados e lentos.
Quando praticamos exercícos, nosso coração chega a ter picos, geralmente maiores que 160 ou 170 batimentos por minuto (BPM). De forma parecida, as batidas das músicas também podem ser mensuradas pela mesma medida, os BPMs.
De acordo com a pesquisa, músicas que contam com um ritmo acelerado nos ajudam a dar um boost na motivação e podem até melhorar o humor. Estas incluem hits como Single Ladies, de Beyoncé, e Frank Sinatra’s Party, de Paul McCartney
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram um grupo de mulheres para atividades físicas entre treinos aeróbicos, com caminhadas na esteira, e de musculação, com a máquina de exercícios para as pernas leg press. As participantes tinham de realizar os movimentos sob influencia de diferentes estímulos: em silêncio, depois de escutar uma música com batidas lentas, com 90 a 110 BPM; médias, com 130 a 150 BPM; e rápidas, com 170 a 190 BPM.
Depois dos testes, as mulheres eram entrevistadas com um questionário para avaliar o esforço que elas acreditavam ter feito para concluir os exercícios. A partir disso, foi descoberto que as canções mais aceleradas ajudam a melhorar a força de vontade para realizar a atividade, a motivação e o humor durante a prática. Além disso, as canções ajudaram as participantes a distraírem-se da fadiga e desconforto causado pelo esporte.
Entretanto, os resultados diferem segundo o tipo de exercício, uma vez que os benefícios eram maiores quando as participantes caminhavam na esteira. “Descobrimos que ouvir música em ritmo alto durante o exercício resultou na maior frequência cardíaca e menor esforço percebido em comparação com a ausência de música”, disse o coautor do estudo Luca Ardigò, professor do departamento de neurociências, biomedicina e ciências do movimento na Universidade de Verona, na Itália, no artigo publicado no periódico acadêmico Frontiers in Psychology.
Os cientistas não montaram a playlist perfeita para dar aquele empurrãozinho na hora de ir para a academia. Porém, pode-se consultar as batidas de suas músicas favoritas em vários sites da internet. Listamos algumas para você baixar e se inspirar:
- Single Ladies, de Beyoncé (193 BPM)
- Naughty Girl, de Beyoncé (199 BPM)
- Frank Sinatras Party, de Paul McCartney (174 BPM)
- Essa Mina é Louca, de Anitta (190 BPM)
Fonte original do texto: Revista Casa e Jardim
Confira também no blog da Fine Sound: Cuidado com o som alto nas academias!