Texto por Crescer – Não existe canção ideal para isto ou aquilo. O importante é compartilhar seus gostos musicais com a criança e criar um repertório sonoro. Dica: a diversidade musical ajuda no desenvolvimento do bebê.
Confira também no blog da Fine Sound: Música interfere no nosso cérebro e melhora humor e aprendizado
Rock, jazz, música clássica, MPB. Vale tudo quando o assunto é fazer o bebê se mexer ou se acalmar – desde que os pais compartilhem esse momento de identidade sonora com os filhos. “As mais indicadas dependem de cada família porque, no primeiro momento de vida, a criança é um universo aberto”, explica Priscila Mulin, musicoterapeuta do Voice Espaço Contemporâneo de Música e Arte e professora do curso de graduação em Musicoterapia da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ambos em São Paulo.
Apresentar diferentes canções e estilos contribui para construir o repertório sonoro, e isso começa ainda na gravidez. “A diversidade musical ajuda no desenvolvimento, porque permite que o cérebro faça mais conexões”, diz Priscila. O ideal é partir das suas preferências para testar e descobrir quais funcionam melhor para cada situação. “Nessa fase, o bebê ainda está muito vinculado aos pais, então o som precisa ser agradável para todos que estão compartilhando o ambiente familiar. Se você não gosta de música clássica, não adianta colocar uma para tentar acalmar o seu filho, por exemplo. É preciso vivenciar tudo junto com ele”.
A única regra é tomar cuidado com o volume muito alto, já que a audição da criança é mais sensível nessa fase. Uma orientação mais geral é que músicas mais calmas, com ritmo mais lento, costumam ser boas para relaxar, enquanto as mais agitadas tendem a estimular o bebê a acompanhar o ritmo. “Mas o que funciona para um não é regra para o outro. É como se a gente tivesse um ritmo interno particular”, afirma Priscila. Então, solte o som e descubra como dançar e relaxar junto com seu filho.
Fonte original do texto: Crescer
Confira também no blog da Fine Sound: Controle de ruído em escolas de música