Você já parou para pensar como instituições de ensino, principalmente as que recebem crianças e adolescentes, podem ser locais com um excesso de ruído, o que chega até a ser prejudicial? O controle de barulho na escola é um fator que deve preocupar gestores escolares.
Confira também no blog da Fine Sound: O que um bom projeto de sonorização deve levar em consideração?
Os estudantes nas idades mais jovens têm muita energia e uma das formas de extravasar isso é comunicando-se; por isso, acabam falando alto, rindo alto e até mesmo gritando. Isso força os professores a falarem ainda mais alto para conseguirem ser escutados na sala de aula, local onde, de acordo com a ABNT, o barulho não deveria passar dos 40-50 decibéis, mas que pode chegar a atingir 80 decibéis devido ao que comentamos.
E quando chega a hora do recreio, então? Esse valor pode subir para até 100 db, quando o ideal, considerando que o pátio geralmente é um local aberto, é que não passe do limite máximo suportável para nosso ouvido: 65 db.
Infelizmente, o ruído feito pelos próprios estudantes nem sempre pode ser controlado pelos professores ou funcionários da escola, porém, uma forma de minimizar o barulho ao que toda a comunidade escolar está exposta é contar com um sistema de sonorização que permita regular volume e frequência de qualquer conteúdo sonoro necessário para as atividades educativas e de lazer na escola.
Quer compreender as vantagens de ter um sistema de sonorização para controle do barulho na escola? Verifique abaixo!
As vantagens de usar um sistema de sonorização em escolas
O uso de áudio e vídeo em atividades pedagógicas e em momentos de lazer é uma prática consolidada em muitas instituições de ensino. Com os avanços tecnológicos, é possível usufruir cada vez melhor disso.
Adotar um sistema de sonorização adaptado às necessidades da sua escola pode trazer várias vantagens aos professores, alunos, funcionários e responsáveis. Tais como:
Controle de volume e frequência dos microfones
Os sistemas de sonorização para escolas podem contar com microfones que regulam volume e frequência da voz. Isso significa que os ajustes, mais do que deixar o som baixo ou alto, visam também adaptar-se ao tipo de voz de cada pessoa (grave, aguda etc) para que os ouvintes recebam as mensagens da forma mais confortável possível.
Ajuste de amplificadores
Projetar um sistema de sonorização em uma escola é a oportunidade de planejar a quantidade exata de caixas sonoras e amplificadores necessários em cada área. Isso será feito com base em critérios como o tamanho do local e a quantidade de pessoas que usará o local regularmente. Assim, garante-se que o som se espalhe de forma homogênea pelo ambiente, sem necessidade de recorrer a volumes extremos.
Possibilidade de transmitir diversos tipos de conteúdo
Mais uma vantagem de instalar um sistema de sonorização completo na escola é a possibilidade de integrar e conseguir transmitir diversos tipos de conteúdos de áudio, como rádios, músicas ou vídeos da internet ou salvos em computadores, promover palestras e apresentação e conectar o microfone ao sistema instalado.
Controle dos alarmes (sinal de intervalo)
Um sistema de sonorização escolar pode integrar até mesmo o sinal do intervalo. Basta programar os horários em que “o sino deve bater” e pronto! Uma vez programados os horários no sistema, não será mais necessário que um funcionário se desloque de hora em hora, ou no tempo que seja, para acionar o sinal.
Setorização (local ou geral)
Outra boa facilidade oferecida por um sistema de sonorização a uma escola é a possibilidade de setorizar o que será transmitido. O sistema terá uma central mas também terá seus controles independentes em cada sala de aula, no pátio, na quadra etc. Assim, na hora que for preciso dar uma mensagem geral, à toda a escola, basta acionar o controle geral. Se a mensagem é direcionada a uma sala específica, é só acionar apenas o circuito dessa sala. E de dentro de cada sala o professor ou funcionário também consegue controlar se ele quer limitar o acesso (apenas local), ou se o sinal pode ficar disponível de forma geral.
Ferramenta complementar para as aulas
Obviamente, a melhor vantagem de ter um sistema de sonorização numa escola, principalmente nas salas de aulas, é que essa ferramenta se torna aliada das aulas. Com a possibilidade de projetar imagens, vídeos e som, o professor enriquece sua prática e desperta mais interesse nos estudantes.
Se você quer saber mais sobre o uso de um sistema de sonorização específico para instituições de ensino, assista o vídeo em que o CEO da Fine Sound, Cláudio Villela, dá mais detalhe sobre o tema.
E para garantir o controle de barulho na sua escola por meio de um sistema de sonorização apropriado, conte com a expertise da Fine Sound!
Confira também no blog da Fine Sound: Som ambiente, quem pode investir?