A música influencia diretamente nosso comportamento, nosso estado de ânimo e nossa maneira de atuar diante de certas situações. Por isso, muitas empresas usam esse elemento nos seus estabelecimentos: para potencializar um determinado comportamento de compra que favoreça o negócio.
Confira também no blog da Fine Sound: O que um bom projeto de sonorização deve levar em consideração?
Em um estabelecimento, a música pode ajudar a aumentar as vendas e a motivar os funcionários. Basta saber escolher música para negócios adequada, ou seja: em função do setor de atuação e do público-alvo.
Como usar a música em um negócio?
Para responder a essa pergunta, devemos nos atentar a dois pontos importantes:
- Criar um bom ambiente musical: a música ajuda a criar um ambiente mais atrativo, no qual as pessoas se sentem cômodas enquanto olham os produtos e decidem se vão ou não comprá-los.
- Chamar a atenção do seu público: além de criar um bom ambiente, a música precisa atrair o público certo.
Tendo isso em consideração, vamos aos conselhos para escolher música para negócios adequada.
Conselhos para escolher a música para negócios adequada
1. Coloque a música em segundo plano
A música não deve ser o foco principal, mas sim soar de fundo. O cliente poderá percebê-la e senti-la, mas não ao ponto de distrair-se do que esteja fazendo ou do que quer procurar no seu estabelecimento.
2. Use o volume ideal para cada espaço e situação
Dependendo da hora, do setor de atuação da empresa ou da atividade que será realizada no local, o volume adequado da música pode variar. Se é um dia de promoção, para atrair o público por um motivo concreto (por exemplo, uma inauguração), pode ser usado o volume mais alto.
Mas, se a ideia é ambiente tranquilo, relaxado, que favoreça a compra, o volume ideal será mais baixo.
3. Use a música para motivar
Um bom ambiente muitas vezes pesa o mesmo que um bom salário e a possibilidade de tirar férias no mês escolhido. A música é um dos fatores a se considerar na hora de proporcionar esse ambiente de trabalho favorável.
Como nem sempre é possível agradar aos diferentes funcionários e seus gostos variados, propomos que sejam feitas listas de músicas para cada situação da empresa. Dependendo do momento e do dia, as canções podem ser mais animadas, ajudando a aumentar a produtividade, ou mais relaxantes, caso estejam passando por momentos de tensão ou estresse.
4. Use música que agrade seu público-alvo
Se você tem o conceito de buyer persona para seu negócio, conhecerá bem os gostos e preferências do seu cliente ideal. Essa análise pode ajudar você na montagem da playlist que vai ser tocada no estabelecimento.
A partir da idade dos consumidores, e da localização geográfica do seu negócio, dá para inferir os gostos musicais dos seus clientes. Também é possível apostar nos êxitos do momento. Com essas informações, teste sua lista musical e perceba quais canções motivam o público a ficar no estabelecimento, favorecendo as vendas.
5. Como e onde usar a música
Além de usar música para negócios adequada no próprio estabelecimento comercial, usar a música é importante em:
- Salas de espera: esperar sempre é desagradável, ainda mais quando o atendimento começa a demorar. Com música para animar, o cliente pode não se irritar tanto de ficar esperando.
- Chamadas de espera: usar música na linha de uma chamada enquanto o cliente espera é um truque antigo; mas é importante escolher bem a música; de preferência, algo neutro e que não seja cansativo. O ideal é que o cliente realmente espere na linha pois a chamada pode terminar em uma venda!
- Na parte externa de lojas: nesse caso, a música pode ser um pouco mais alta e divertida, já que o objetivo é chamar a atenção para o local.
Conclusão
Muitos estudos já comprovaram o poder da música no comportamento dos consumidores e demonstraram que as pessoas permanecem mais tempo e compra mais se há música no estabelecimento.
Você também prefere comprar em locais onde toca música que te agrada? Então use essa estratégia no seu negócio! Fale agora mesmo com a Fine Sound e realize seu projeto de sonorização ambiente para empresas.
Traduzido e adaptado de: https://hoymarketing.com/elegir-musica-negocio/
Confira também no blog da Fine Sound: Som ambiente, quem pode investir?