Conquistar o cliente é indispensável para o sucesso da sua marca, todos nós já sabemos disso. Mas você sabia que usar sons, música ambiente pode ser uma ótima maneira de conseguir isso? É claro, desde que saiba como usá-los.
Uma playlist com músicas agradáveis ajuda o cliente a esquecer os barulhos de fora, conversas pelo estabelecimento para fazer daquele momento agradável.
Para estimular a compra por impulso, aposte em músicas mais animadas. Já para negócios mais tradicionais merecem músicas mais tranquilas. Se a playlist combina com seu produto, é melhor ainda! Mas, para isso, é importante que conheça muito bem seu público, observe faixa etária, gostos e costumes, para que fique mais fácil identificar sua playlist.
Quais ferramentas ajudam a criar uma playlist?
De nada adianta uma playlist boa se a qualidade do som não está boa, concorda? Então o primeiro passo é contar com um equipamento de qualidade. Certifique-se de ter um computador ágil, caixas de som que não permitam chiados e outros ruídos, caso contrário a experiência do consumidor pode ser prejudicada.
Agora, para montar sua playlist, você pode contar com aplicativos que oferecem funções práticas e rápidas, e que garantem que os conteúdos fornecidos sejam originais.
Cuidados importantes
Lembre-se: músicas transmitem níveis de energia diferentes. Rock e pop são estilos mais altos, enquanto instrumentais ou MPB são médios. Já sons de natureza e lounge são bem mais baixos e calmos.
Outro detalhe importante é o volume. Sons muito altos atuam de maneira negativa sobre o cliente, prejudica que ele entenda o vendedor, que ele leia informações e até mesmo que escolha os produtos. No começo e fim do expediente, esse som pode ser mais baixo, enquanto que em outros períodos, deve ficar em volume mediano. É preciso estimular o consumo e a atividade, mas sem cansar a cabeça das pessoas.
E, por final, sempre mantenha sua playlist atualizada. Isso significa trocar as músicas de vez em quando, mas também ficar atento para épocas e datas sazonais como Natal, páscoa, dia dos namorados… Merecem uma playlist especial para atrair clientes e deixar o clima ideal para novas compras.