O microfone é um dos principais elementos de um bom set up seja para quem consome ou cria conteúdo, seja para quem lida com mídia densa ou até mesmo para os gamers, esportistas virtuais em ascensão.
Por isso que, no post de hoje, vamos falar sobre essa peça fundamental para aqueles que lidam diariamente com áudio e captação, apresentando dicas de como melhorar a performance do microfone.
Se quiser saber mais sobre o assunto, segue com a gente.
Melhorando a captação de som do seu microfone
Inicialmente, é importante esclarecer que uma boa qualidade de áudio depende em muito da qualidade do produto, ou seja, do microfone.
Por isso, por mais que algumas dicas possam aperfeiçoar a voz captada, vamos lembrar que seu microfone não se transformará em outro e que suas limitações ou potencialidades, como o dito, dependem bastante da qualidade da marca.
Boas práticas para melhorar a performance do seu microfone.
Primeiro de tudo, adote uma distância adequada entre o orador e o microfone pois caso ele esteja muito perto, é bem provável que a voz fique ‘esganiçada’ ou ‘vazada’, o que despertará uma sensação de incômodo e barulho para quem está ouvindo.
Por outro lado, se ele estiver muito longe, o som captado não será fidedigno e a possibilidade de eco aumenta expressivamente.
Em seguida, verifique se os ruídos estão neutralizados e aqui me refiro a qualquer tipo de som externo como vozes, ventos, carros, atrito entre sapato e o chão, e outros.
Para se ter uma boa qualidade de áudio, é preciso que ele seja isolado, ou seja, que nenhum outro interfira na sua camada de captação, pois caso contrário, a mídia coletada poderá ser bem ruim ou até mesmo, ininteligível.
Em terceiro lugar, é importante monitorar o som em tempo real, isto é, durante a sua captação. Por isso, configure um hardware de saída como alto-falantes, caixa de som, ou até mesmo, fone de ouvido.
Dessa forma você poderá perceber ainda durante a produção, como seu será reproduzido e de pronto, implementar as melhorias necessárias para uma boa captação sonora.
Ferramentas estruturais
Por fim, alguns itens são bastante bem-vindos como a lapela, que permite uma coleta de áudio qualificada e realista, diminuindo inclusive, eventuais ruídos de fundo.
Um celular e um computador portátil também são fundamentais não apenas para a gravação e monitoramento do áudio em tempo real, mas como também para a edição do som e o seu adequado manejo, após sua captação.
Através deles, com uma edição bacana, você pode aumentar a performance do seu som mesmo depois de já ter coletado ele. Isso, é claro, se você tiver observado todas as dicas anteriores.
Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o nosso site e leia nossa infos.