De acordo com o Sebrae, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais e 99% deles são o que chamamos de PME (pequenas e médias empresas). Isso significa que os negócios de médio e pequeno porte têm que competir muito bem no mercado para conseguir chamar a atenção dos clientes.
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Neste texto queremos comentar algumas ideias simples mas efetivas para destacar o negócio de uma PME, afinal, esses tipos de estabelecimentos são essenciais para o comércio e serviço do país e representam a geração de muitos empregos e o sustento de muitas famílias.
Publicidade online
Pode parecer inacreditável no mundo digital em que vivemos, mas usar publicidade online é uma estratégia que algumas PME ainda não põem em prática.
É preciso considerar que, sempre que possível, as pessoas estão conectadas. O smartphone nos ajuda com tudo atualmente e é por isso que fazer publicidade online é uma forma muito efetiva de destacar seu negócio e fazer com que as pessoas saibam que ele existe.
Portanto, investir em uma boa estratégia de marketing digital, que contemple divulgar sua empresa, principalmente, no Google e nas redes sociais, com certeza será um investimento válido. Você pode procurar uma agência de publicidade que te ajude com isso, ou pode montar um time interno na sua empresa que seja especializado no assunto.
Atendimento ao cliente
Não adianta nada fazer boa publicidade do seu negócio se, na hora da verdade, o atendimento ao cliente deixar a desejar. Dê muita atenção a esse aspecto, pois é no momento que o cliente está se comunicando com sua empresa que você vai conquistá-lo de verdade.
Assim, capacite bem sua equipe de atendimento para que todos conheçam em detalhes a oferta de produtos e serviços oferecidos pela PME. Ensine-os também boas práticas de atendimento, como saber lidar com possíveis crises e conflitos durante um atendimento etc.
E lembre-se de que um atendimento de qualidade precisa ser feito tanto presencialmente quanto digitalmente. Sempre acompanhe e atualize os perfis da sua empresa nas redes sociais e responda as dúvidas e reclamações das pessoas.
Ambiente agradável
A última ideia vai especialmente para as PME que possuem estabelecimento físico. Um ambiente agradável, assim como um bom atendimento, também faz toda a diferença na hora de cativar os clientes.
Assim, vale a pena pensar em todos os elementos que podem favorecer a experiência das pessoas no tempo que passarem no seu estabelecimento. Pense nos aspectos estéticos e também no aspecto funcional do local.
Além de agradável aos olhos, é preciso que o espaço seja fácil de ser percorrido, que os produtos ou serviços sejam facilmente identificados e tenham os preços descritos claramente.
Recorra também aos outros sentidos humanos, como o olfato (mantendo o ambiente limpo e suavemente perfumado) ou a audição (por meio de um bom sistema de sonorização que garanta música ambiente e a possibilidade de fazer anúncios de ofertas, por exemplo).
Essas ideias são mesmo fáceis de serem implementadas, não é mesmo? Temos certeza de que, ao colocá-las em prática, sua PME vai atrair o número de clientes ideal para que você possa manter a estabilidade do seu negócio.
Sabe de alguma ação mais para destacar o negócio de uma PME? Deixe suas ideias nos comentários!
Texto produzido pela A&P Web para a Fine Sound.
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