Texto por GreenMe – Você já reparou como o seu humor muda dependendo da música que você ouve, e como determinados ritmos em particular, podem relaxar você?
Confira também no blog da Fine Sound: O que um bom projeto de sonorização deve levar em consideração?
Bem, de acordo com os cientistas, músicas relaxantes funcionam melhor que fármacos para eliminar a ansiedade e o estresse.
O poder terapêutico dessas músicas é bem conhecido por aqueles que praticam, por exemplo, a Musicoterapia.
Uma dessas músicas, Weightless, é tida como bem relaxante e foi criada pelo grupo musical Marconi Union que a elaborou com a colaboração de terapeutas do som, sendo uma contribuição para o serviço de musicoterapeutas e psicólogos.
Nós falamos dela aqui: Gravada em 2011, essa música diminui a frequência cardíaca, os níveis de cortisol, que é um hormônio associado ao estresse e reduz a pressão sanguínea. E tudo isso confirmado pela ciência!
Conheça esta música através deste vídeo publicado no canal JustMusicTV.
Antes de Weightless ser reconhecida como a “música mais relaxante” de todas, foi feito um experimento como parte de um estudo encomendado pela empresa de espuma e gel de banho Radox-Spa para a empresa britânica Mindlab International, chefiada pelo Dr. David Lewis-Hodgson.
Conforme noticiado no Telegraph, durante o experimento, 40 mulheres foram conectadas à sensores e convidadas a montar quebra-cabeças desafiadores, enquanto ao mesmo tempo elas ouviam diferentes músicas relaxantes.
Os pesquisadores realizaram o estudo medindo a frequência cardíaca, pressão, respiração e atividade cerebral das mulheres.
Entre as músicas propostas, havia Weightless, que foi a mais relaxante do que as outras em 11%, a ponto de induzir um estado de sonolência em muitas das mulheres examinadas.
Além disso, a ansiedade das mulheres diminuiu 65% enquanto ouviam esta música.
Os critérios musicais usados nesta melodia e suas harmonias cuidadosamente arranjadas, tornou Weightless a música relaxante perfeita e sua duração de 8 minutos é tempo necessário para influenciar o processo de relaxamento, conforme explicou Lyz Cooper, fundadora da Academia Britânica de Terapia do Som, no conteúdo publicado pelo Telegraph.
Para você entender e comprovar o resultado desse estudo, que tal ouvir pelo menos uma música relaxante?
Segue uma lista das 10 músicas mais relaxantes compiladas nesse estudo
- “Weightless” – Marconi Union
- “Electra” – Airstream
- “Mellomaniac (Chill Out Mix)” – DJ Shah
- “Filigrana” – Enya
- “Strawberry Swing” – Coldplay
- “Please Don’t Go” – Barcelona
- “Pure Shores” – All Saints
Fonte original do texto: GreenMe
Confira também no blog da Fine Sound: Infográfico – Como a música afeta nosso cérebro?