Texto por Notimeria – Segundo estudo publicado no Journal of Feline Medicine and Surgery (JFMS), o uso de música pode ser útil para acalmar gatos estressados quando levados ao veterinário.
Confira também no blog da Fine Sound: Som ambiente para pet shop e centros veterinários
A música tornou-se cada vez mais popular na medicina humana, com estudos mostrando uma variedade de benefícios, desde melhorar a função motora e cognitiva em pacientes com AVC até reduzir a ansiedade associada a exames médicos, procedimentos de diagnóstico e a cirurgia.
Agora, os benefícios da música também estão sendo testados em gatos e outros animais. Pesquisas publicadas anteriormente no JFMS indicaram que os gatos sob anestesia geral continuam a responder fisiologicamente à música; Além disso, eles parecem estar em um estado mais relaxado ao escutar música clássica, em comparação ao pop e heavy metal.
Neste último estudo, pesquisadores da Louisiana State University (LSU) levaram a análise do impacto de diferentes tipos de música um pouco mais longe, explorando os efeitos calmantes da música composta especificamente para gatos.
As músicas consideradas agradáveis ao ouvido humano geralmente têm um ritmo semelhante ao pulso humano em repouso e contêm frequências do alcance vocal humano. Esse princípio foi estendido à música específica para gatos, que é composta de linhas baseadas nas vocalizações de gatos afiliados, como ronronos e sons de sucção, além de frequências semelhantes à faixa vocal felina, que é duas oitavas mais alta que para os seres humanos.
Para avaliar os efeitos da música específica para gatos, 20 gatos domésticos incluídos no estudo LSU foram testados por 20 minutos de música específica para gatos, música clássica ou sem música (silêncio) em ordem aleatória em cada um dos três exames físicos na clínica veterinária, com duas semanas de intervalo.
Os níveis de estresse dos gatos, com base no comportamento e postura corporal e os escores da escala de gerenciamento, com base nas reações dos gatos ao manipulador, foram atribuídos a cada um dos gatos nas gravações em vídeo de exames. As taxas de neutrófilos também foram medidas: linfócitos de amostras de sangue para procurar uma resposta fisiológica ao estresse.
O estudo constatou que os gatos pareciam menos estressados durante o teste, conforme indicado por baixos escores de estresse e escores na escala de condução, quando uma música específica é tocada, em comparação com os clássicos e sem música . Esse efeito não se refletiu na proporção neutrófilos: linfócitos, mas os pesquisadores sugerem que 20 minutos podem não ter sido longos o suficiente para permitir que a música afete essa medida.
Ao diminuir os níveis de estresse, os pesquisadores concluem que a música específica para gatos pode não apenas ter benefícios em termos de bem-estar, mas os proprietários podem se sentir confiantes de que seu gato terá uma visita mais confortável e a equipe veterinária poderá avaliar aos seus pacientes felinos com maior precisão.
Texto traduzido do site: Notimeria
Confira também no blog da Fine Sound: Como cuidar do excesso de ruído em petshops e clínicas veterinárias