Uma boa acústica está no topo das decisões na hora de projetar um espaço para música. Em ambientes culturais, como óperas teatros e bibliotecas, esse isolamento acústico se faz ainda mais importante. A acústica deve estar unida à boa arquitetura, para que o som seja amplificado da maneira correta sem reflexão sonora.
Confira também no blog da Fine Sound: O que é ASMR e quais são os seus benefícios?
Os bons teatros e óperas do mundo tem, definitivamente, bom isolamento acústico. E hoje, mostraremos os mais belos teatros para visitar – e, quem sabe, ouvir boa música.
Theatro Municipal
O Theatro Municipal de São Paulo, inaugurado em 1911 para agradar a elite paulista da época, é um dos teatros mais importantes do Brasil e um dos cartões postais de São Paulo. Seu estilo arquitetônico é muito parecido ao da Ópera de Paris. Além da sua importância arquitetônica, também foi o palco da Semana de Arte Moderna de 22. Muitos artistas já pisaram em seu palco, como Maria Callas, Villa-Lobos, Ella Fitzgerald, Mikhail Baryshnikov entre outros. Ali é onde fica a sede da Sala do Conservatório, da Escola de Dança de São Paulo e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Lincoln Center
O Lincoln Center for the Performing Arts, ou popularmente chamado de Lincoln Center, é um complexo de edifícios na cidade de Nova Iorque, EUA. Ali, funciona a sede de doze companhias artísticas, entre elas a Juilliard School, MEtropolitan Opera, New York City Ballet e a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. O local recebe mais de 5 milhões de visitantes anualmente.
Palau de Les Arts Reina Sofia
O Palácio de Artes Rainha Sofia, em Valência, Espanha, é um marco arquitetônico da Espanha. Planejado por Santiago Calatrava, é o teatro de ópera mais alto do mundo e abriu suas portas em 2005 com a ópera Fidelio, de Beethoven. O tenor Plácido Domingo também se apresenta frequentemente no local, e também tem ali uma escola para jovens cantores. O local possui 4 auditórios e está rodeado pelo belíssimo parque da Cidade das Artes e Ciências.
Sydney Opera House
Patrimônio Mundial da UNESCO, a Sydney Opera House, também conhecida como Ópera de Sydney foi construída em 1973 e recebe, anualmente, mais de 8 milhões de pessoas. O prédio é definitivamente majestoso, com cerca de 1000 divisões incluindo os cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e inúmeras lojas de souvenirs. Infelizmente, a grandiosidade do prédio não se deve a qualidade da acústica de suas salas, e por isso, a Ópera de Sydney passará por um grande projeto de renovação na área de isolamento acústico para garantir uma melhoria em suas salas de apresentações.
Guangzhou Opera House
Com uma arquitetura moderna, A Ópera de Guangzhou, na China, abriu suas portas em 2010. Planejada pela arquiteta Zaha Hadid, o local se tornou uma das maiores casas de espetáculos da China. A idéia do projeto arquitetônico é representar duas pedras levadas pelo Rio das Pérolas. Seu auditório de concreto, instalado dentro de uma estrutura de granito exposto e estrutura de aço revestida de vidro, levou mais de cinco anos para ser construído e hoje é um símbolo arquitetônico chinês.
Teatro Bolshoi
O Teatro Bolshoi, inaugurado em 1825, fica em Moscou, na Rússia, e além de ser um dos melhores teatros para apresentações de balé, também é um edifício histórico da cidade russa. Foi desenhado para receber espetáculos tanto de dança quanto de ópera, e é casa de uma das mais antigas e prestigiadas companhias de dança do mundo, o Balé Bolshoi. O prédio é um símbolo russo, e está estampado nas notas de 100 rublos. Em 2011, o Teatro finalizou uma grande renovação que durou seis anos para restaurar a qualidade acústica original do local, que foi alterada durante a época soviética. A decoração também foi renovada, e com certeza vale uma visita.
O que podemos concluir é que as maiores e melhores casas de ópera do mundo tem instalações modernas e isolamento acústico perfeito para oferecer música de qualidade aos seus visitantes. Seja em uma ópera ou em uma sala de música, é importante saber como fazer um projeto de sonorização de qualidade. Conte com a FineSound para fazer o seu projeto de som ambiente!
Confira também no blog da Fine Sound: Controle de ruído no escritório – por que é importante?