Já falamos diversas vezes aqui no blog da Fine Sound sobre o poder positivo da música e da sonorização ambiente em estabelecimentos como lojas, shoppings, supermercados e até mesmo em consultórios.
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Mas, ainda é comum ver locais em que o bom senso na hora de colocar música ambiente passa bem longe. Para que a sonorização de fato atraia as pessoas (e não as espante), é fundamental escolher bem a playlist, tocar estilos que combinem com o público que frequenta a loja e, principalmente, controlar o nível de barulho.
O volume excessivo não é nada beneficioso, e é por isso que, abaixo, vamos dar boas razões para ele ser evitado no seu estabelecimento.
1. Inclusão de pessoas especiais
A música afeta de forma muito mais sensível pessoas especiais, ou seja, aquelas que têm deficiências ocultas, como autismo, deficiência visual, perda auditiva e demência.
Para elas, ruídos altos e luzes brilhantes tornam algumas lojas inacessíveis. Se, no seu estabelecimento, você tem a preocupação de conseguir fazer uma inclusão completa das pessoas, para garantir que esses públicos também possam consumir seus produtos e serviços, então esse é um bom motivo para evitar música muito alta no seu local.
2. Estresse e outras consequências
Numerosos estudos científicos nos alertam sobre os efeitos prejudiciais que o ruído tem para o ser humano, como: transtornos fisiológicos, perda da audição, irritação, cansaço, ruídos no interior do ouvido (zumbidos e apitos), dores de cabeça, ansiedade, depressão e até ataques cardíacos e AVC.
Ainda, quem está exposto a ruídos excessivos vê seu rendimento no trabalho cair muito e sua relação com os demais ficar prejudicada.
Para se ter uma ideia do nível de ruído suportado pelos seres humanos, saiba do seguinte:
- um aparelho de ar-condicionado ligado indica cerca de 60 dB, o que nos traz algum incômodo;
- o índice de 70 dB é o ruído transmitido por tráfego médio, grandes lojas, ônibus e restaurantes, onde o aparelho auditivo começa a ressentir-se;
- a indicação de 85 dB é o limite tolerável, o que seria um motor em funcionamento, tráfego intenso e caminhões;
- gritos, motosserra e aparador de grama, produzem 95 dB, índice prejudicial aos ouvidos;
- buzina de automóvel a um metro, discotecas, britadeiras, concerto de rock, podem passar dos 115 dB, causadores de dor nos ouvidos.
Assim, se conseguir fazer um controle de ruídos em seu estabelecimento a partir dos dB, você já sabe: tente manter o barulho abaixo de 60 dB.
3. Falta de concentração
Por fim, o ruído excessivo afeta não só os consumidores, mas também as pessoas que trabalham na sua loja.
Algumas pessoas têm muita dificuldade de manter a concentração para executar as tarefas quando estão em um ambiente muito barulhento. Imagina, então, ter que trabalhar num local com som em alto volume?
Com a concentração baixa, a equipe de trabalho levará mais tempo para realizar suas tarefas, acumulando serviços e rendendo menos ao final do dia. Resultado: baixa produtividade.
Se você não quer esse cenário no seu estabelecimento, tente equilibrar a sonorização ambiente fazendo um controle do volume e, se possível, contando com um sistema que não exponha as pessoas a barulhos excessivos, principalmente aquelas que precisem trabalhar com documentos, contas, escrita, leitura etc.
Precisa de um sistema de sonorização mais eficiente que permite controlar o barulho na sua loja? Fale conosco! Na Fine Sound revisamos sistemas já instalados para fazer a manutenção ou a remodelação.
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