Texto por Chron – Reclamar sobre barulho no local de trabalho pode parecer trivial para alguns, mas sons excessivos ou contínuos podem afetar a saúde física e mental dos funcionários.
Confira também no blog da Fine Sound: Musicoterapia foi eficaz na redução do estresse em dependentes químicos
Seja o barulho vindo de máquinas de escritório, conversando com colegas de trabalho ou construção, os efeitos podem levar a um aumento de emoções perturbadas e a uma redução na produtividade.
Embora nem todos os barulhos do escritório possam ser evitados, os sons em todo o espaço de trabalho devem ser monitorados regularmente para garantir que os funcionários possam funcionar adequadamente.
Produtividade
Quer seja um aparelho de fax tocando ou um colega de trabalho que parece aumentar o volume de sua voz toda vez que ela fala ao telefone, uma interrupção contínua pode causar uma queda na produtividade. Interrupções constantes podem levar a uma incapacidade de se concentrar, o que subseqüentemente pode resultar em um aumento do nível de estresse.
A qualidade do trabalho em toda a área pode ser prejudicada e os trabalhadores podem ter dificuldade em conversar com clientes ou clientes por telefone. O absenteísmo dos empregados pode aumentar, afetando o resultado final da empresa.
Riscos de saúde
Um estudo realizado no Programa de Enfermagem de Saúde Ocupacional da Universidade de Michigan descobriu que o barulho crônico no local de trabalho causou um aumento na pressão arterial e no ritmo cardíaco. A doença cardíaca é a principal causa de morte para homens e mulheres, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Além disso, o barulho excessivo pode afetar o bem-estar emocional dos funcionários e torná-los mais instáveis ou mesmo deprimidos. Manter o barulho no local de trabalho ao mínimo sempre que possível pode ajudar a aumentar a saúde de seus funcionários.
Perda Auditiva e Acidentes
A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional relata que a perda auditiva decorrente do excesso de barulho é uma preocupação ocupacional predominante. Grande parte dessa perda auditiva é evitável por meio de medidas de segurança adequadas, como o uso de tampões de ouvido ou a redução do volume do barulho. Os acidentes e lesões no local de trabalho também podem aumentar devido ao ruído excessivo, pois os trabalhadores podem não ouvir sinais de aviso ou simplesmente não conseguir pensar corretamente devido ao barulho constante em seu ambiente.
Bloqueadores de barulho
Existem inúmeras maneiras de reduzir o efeito de um alto nível de barulho no local de trabalho e permitir que seus funcionários trabalhem em um ambiente produtivo e seguro. Os funcionários podem usar a ajuda de ruído branco, como o zumbido de um ventilador, para bloquear sons indesejados. Usar fones de ouvido permite que você escolha os sons que ouve e sua música favorita pode ser mais suave do que um aparelho de fax tocando. Tampões para os ouvidos podem ser benéficos se houver sons particularmente perturbadores, como uma britadeira, permeando seu espaço.
Fonte original do texto: Chron
Confira também no blog da Fine Sound: Ebooks gratuitos sobre sonorização: conheça os materiais produzidos pela Fine Sound!