Os sentidos têm um papel importante quando falamos de cultura ou da divulgação de conhecimentos. Entre eles, a visão e a audição ocupam duas posições preferenciais, e é por isso que há cada vez mais atividades culturais com conteúdos que têm a intenção de cativar o público apelando a esses canais sensoriais.
Confira também no blog da Fine Sound: Livro digital grátis – Superguia para decidir sobre a sonorização de uma empresa
As exposições artísticas, por exemplo, estão cada vez mais integrando o som como elemento fundamental para atrair mais pessoas. É por esse motivo que é tão importante estruturar os ambientes que recebem exposições com um sistema de sonorização oferecido por uma empresa especializada.
Quer conferir por que é importante usar o som e mesmo o vídeo em um museu, sala de exposições, galeria etc? Então confira os dois pontos listados neste texto.
O som ajuda a submerger o público no clima da exposição
O som é o ajudante perfeito para potencializar os sentidos em uma exposição. Ele costuma ser indispensável, por exemplo, em mostras que oferecem conteúdos em vídeo, facilitando que o público entre no clima e entenda o que está sendo transmitido.
Algumas pesquisas sobre o impacto do som nas pessoas constataram que esse elemento é um fator-chave na hora de manter a atenção. O som ajuda a ampliar as mensagens a serem passadas, a criar narrativas e também permite jogos entre música e silêncio. Além disso, costuma envolver os mais diversos tipos de público: desde as crianças até os adultos.
Equipamentos modernos abrem mais possibilidades sonoras
Contratar os serviços de uma empresa especializada em sonorização para estruturar seu ambiente de exposições é fundamental. Com a expertise dos profissionais, é possível conhecer os mais modernos equipamentos, de modo a escolher um sistema que se adapte às intencionalidades das diversas exposições que o local venha a receber.
Em locais como museus, vale a pena, ainda, investigar e investir em tecnologias que permitam às pessoas desfrutar a seu ritmo das exposições. É por isso que é cada vez mais comum, nas exposições, o uso de recursos como audioguias individuais, fones de ouvidos ou aplicativos que permitem obter mais informações sobre as obras diretamente no smartphone.
Essas tecnologias ajudam, ainda, a alcançar um público muito maior, visto que, geralmente, podem ser adaptadas a diversos idiomas. Contar com o assessoramento de uma empresa de sonorização profissional é importante, portanto, no momento de escolher e pensar nessas tecnologias.
Os experts da empresa que você contrate para fazer o sistema de sonorização ou de vídeo ambiente poderão ajudá-lo a pensar na melhor disposição dos dispositivos audiovisuais, de modo que o visitante desfrute de uma experiência perfeita quando visite suas exposições.
Considerar esses detalhes em uma exposição permitirá que seu público viaje a cenários passados, a um mundo de fantasia ou ao futuro, por exemplo, pois permitirá brincar com o poder das vozes, com a música e com outros efeitos sonoros.
Quer a ajuda de especialistas para pensar na sonorização ambiente em exposições artísticas? Então conheça a Fine Sound: www.finesound.com.br. Siga nosso Facebook e acompanhe todos os nossos trabalhos.
Texto produzido especialmente pela A&P Publicidade para a Fine Sound.
Confira também no blog da Fine Sound: Sonorização de comércio: vantagens para clientes e colaboradores