MANUTENÇÃO
PREVENTIVA:
A Fine Sound tem estrutura para atender às diversas necessidades que encontramos no dia-a-dia em uma obra de Sonorização e Vídeo Ambiente.
O Sistema de Sonorização e Vídeo Ambientes se bem projetados e instalados, utilizando equipamentos de qualidade e corretamente destinados ao uso do cliente tem uma vida longa, estimada entre 7 e 10 anos.
Desta forma, dependendo do uso final do Sistema, o cliente pode (e deve) precisar de Manutenção Preventiva do Sistema, visando alongar o máximo possível a qualidade final.
Sabemos que por muitas vezes, varias pessoas que não conhecem tecnicamente o Sistema, alteram algum parâmetro ou ajuste, gerando desta forma problemas de pequeno, médio ou grande porte, como queima de amplificadores ou mesmo de sonofletores.
Este problema é agravado em alguns setores, como o de escolas e faculdades, onde o uso por diversas pessoas geram um desgaste e depreciação aguda do Sistema, causando em algumas vezes até a sua paralização.
Desta forma, a Fine Sound possui equipes próprias para atender os contratos de Manutenção Preventiva para as empresas que precisam manter o Sistema sempre atualizado e atendendo as necessidades do cliente.
Para acionar este Serviço, basta entrar em contato com a nossa empresa para solicitar uma visita, com o objetivo de entender as suas necessidades e assim, emitir um contrato de validade mínima de 1 ano, conforme parâmetros que serão ajustados entre as empresas.
CORRETIVA:
Sabemos que vários são os fatores que podem interferir no Sistema de forma a queimar equipamentos e causar danos que não são resolvidos facilmente.
O nossos objetivo aqui é informar que a Fine Sound está preparada para atender aos mais diversos tipos de problemas que ocorrem nos Sistemas de Sonorização e Vídeo ambiente e após 11 anos de experiência, estamos preparados para atende-los em todo o Brasil, prestando uma assistência técnica de qualidade e padronizada
Apenas para ilustrar e já orientar os usuários do correto uso do Sistema, visando evitar Manutenção Corretiva, destacamos os seguintes problemas que causam a fadiga ou queima do Sistema.
Muitas vezes as pessoas que não conhecem o Sistema atuam erroneamente e causam problemas desnecessários, onde destacamos:
1. Desconectar a fonte de áudio (música) sem antes desligar o amplificador e a própria fonte de áudio. Este é um dos campeões de problemas, pois ao desconectar o plug com os equipamentos ligados, o usuário está gerando um curto no amplificador e que muitas vezes é percebido por um barulho forte (estrondo) nos alto-falantes. Este “estrondo” é muito maior do que se ouve, pois dependendo do nível de volume do equipamento no momento da retirada, a frequência é tão alta, que nem os ouvidos humanos captam, mas os circuitos eletrônicos sim, o que causa a fadiga ou queima total. A constante repetição vai com certeza trazer problemas de fadiga e queima do equipamento e/ou Sistema.
a. A Fadiga é a perda constante de qualidade e que normalmente não é percebida de imediato, pois quanto mais fadiga, pior fica a qualidade sonora, com ruídos, perda de frequências altas e baixas, perda de potência e distorção do som. Ou seja, o som continua saindo pelos sonofletores, mas a qualidade está muito ruim e não se define o porquê do problema.
b. A Queima é a resultante das várias Fadigas no decorrer do tempo e que pode demorar até 3 , 4 ou 6 meses, dependendo da quantidade de “retiradas erradas dos plugs” que acontecer no período e ainda, o nível de volume no momento da retirada.
2. Manutenções em iluminação, ar condicionado, CFTV entre outros, normalmente causam problemas no Sistema de Sonorização e Vídeo, pois ao realizar estas outras manutenções, o técnico pode involuntariamente puxar um cabo ou desfazer uma emenda ou ainda, causar um “curto cego” ou um “curto franco”, que vai gerar a queima do amplificador ou dos sonofletores. Apenas mandar o equipamento em uma assistência técnica (que não seja autorizada de nossa empresa) para fazer a manutenção no equipamento, não resolve na maioria esmagadora das vezes.
a. Recolocar o equipamento nesta situação pode funcionar sim, mas se houver “curto franco”, na hora haverá queima do amplificador novamente… e se houver “curto cego”, pode demorar 1, 2 ou até mesmo 3 meses para acontecer e neste período a qualidade sonora estará prejudicada.
b. Sistema de sonorização trabalha com baixa corrente e em alguns casos, existe um pequeno curto no cabeamento que é intermitente e ele só “aparece” quando se utiliza maior volume (aumenta a corrente do circuito) e este “curto cego” ao longo do tempo, pode gerar a queima do amplificador… “curto cego” é quase impossível de achar por medições e testes, mesmo com volume bem alto, pois ele é intermitente. A solução é trocar todo o cabeamento do circuito para ter certeza que não existe “curto cego”. Apenas para ilustrar, este curto pode acontecer por exemplo quando um cabo tem alguma fissura na capa e exatamente neste ponto está em contato com a estrutura metálica no forro… ou seja, o cabo é “decapado” e a estrutura de alumínio serve de “fechamento” do curto entre as duas fases do cabo.
c. Já o “curto franco” é de fácil identificação, é como ligar um equipamento de 110V em uma tomada de energia de 220V, queima na hora e com certeza, é problema em cabeamento e/ou trafos e/ou sonofletores….
d. Queima de amplificador normalmente é consequência de curtos em cabos ou falhas nos alto-falantes e trafo, que são gerados por terceiros, quando nas diversas manutenções realizadas próximas aos circuitos do som. Por isto, é importante saber o histórico de manutenções para que a manutenção seja mais rápida e eficiente. 3. Existem vários, motivos que causam problemas nos Sistemas de Sonorização e Vídeo e embora o leigo possa achar que estes Sistemas são fáceis de realizar manutenção, garantimos que é necessário muito critério, técnicos qualificados e treinados para atender as mais diversas necessidades e a Fine Sound está preparada para estes trabalhos.